Biblioteca Central da UESPI implanta o sistema Biblios (registro de livros)

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

   A Biblioteca Central da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está realizando uma série de melhorias para atender de forma mais eficiente os alunos da Instituição. Além da ampliação do espaço físico, finalizada recentemente, está sendo implantando um novo sistema de gerenciamento e automação.
   A Uespi firmou parceria com a Infogêneses para a implantação do sistema Biblios, programa de gerenciamento de bibliotecas. Através dele, todos os alunos poderão fazer renovações, consultas e reservas de livros totalmente pela internet.
   Além disso, a biblioteca vai disponibilizar um banco de dados eletrônico com as monografias dos alunos da Instituição. “Estamos cadastrando todo o nosso acervo nesse sistema, onde os livros conterão códigos de barra, vamos priorizar os livros novos e os mais usados. O novo servidor vai conter informações de acervos de todas as 28 bibliotecas dos campi da Uespi”, afirma a diretora da biblioteca, Patrícia Gomez.

   A diretora afirma também que os alunos poderão usufruir de internet sem fio em toda a biblioteca. “Além disso, todo o ambiente é confortável e climatizado com ar-condicionado split”, ressalta.
   A Biblioteca Central possui atualmente um acervo de livros de 23.980 títulos e 44.829 exemplares; periódicos são 337 títulos e 9.360 números e são 4.070 divididos em teses, dissertações e monografias.
   No ano de 2010, foram realizados 69.971 empréstimos de livros, em média 240 livros por dia. A nova estrutura da biblioteca conta com duas salas de leituras com 24 e 22 lugares respectivamente; um salão de leitura para 94 lugares e estão em fase de implantação 4 salas de estudo em grupo com 32 lugares, além de uma sala para deficientes visuais e uma para deficientes físicos. O atendimento digital coloca à disposição 8 computadores para digitação de trabalhos e consulta do acervo.


Fonte: 180 graus

1 comentários:

Anônimo disse...

Ow vanta...

Postar um comentário