Uma breve introdução à classificação decimal de Dewey

segunda-feira, 21 de abril de 2014
História e uso atual
O sistema de classificação decimal de Dewey (CDD) é uma ferramenta organizacional de conhecimento geral que é continuamente revisada para acompanhar o conhecimento. O sistema foi concebido por Melvil Dewey em 1873 e publicado pela primeira vez em 1876. A CDD é publicada pela OCLC (Online Computer Library Center), Inc. A OCLC possui todos os direitos autorais da classificação decimal de Dewey e licencia o sistema para uma série de usos.

A CDD é o sistema de classificação mais amplamente usado no mundo. Bibliotecas em mais de 135 países usam a CDD para organizar e oferecer acesso a suas coleções, e os números da CDD estão presentes nas bibliografias nacionais de mais de 60 países. Bibliotecas de todos os tipos aplicam números Dewey diariamente e compartilham esses números por uma série de meios (inclusive o WorldCat, o Catálogo de Grupo de Bibliotecas On-line da OCLC). Dewey também é usado para outros propósitos, por exemplo, como mecanismo de navegação para recursos na Web.

A CDD já foi traduzida para mais de 30 idiomas. Traduções das edições mais recentes e abreviadas da CDD estão concluídas, planejadas ou em andamento em árabe, chinês, francês, alemão, grego, hebraico, islandês, italiano, coreano, norueguês, russo, espanhol e vietnamita.

Desenvolvimento
Um dos pontos fortes do Dewey é que o sistema é desenvolvido e mantido em uma agência bibliográfica nacional, a Biblioteca do Congresso (EUA). O escritório editorial do Dewey está localizado na Divisão de Classificação Decimal da Biblioteca do Congresso (EUA), onde especialistas em classificação atribuem anualmente mais de 110.000 números da CDD para registros de obras catalogadas pela Biblioteca. Ter o escritório editorial dentro da Divisão de Classificação Decimal permite que os editores detectem tendências na literatura que devem ser incorporadas na Classificação. Os editores preparam revisões e expansões propostas de programação, encaminham as propostas ao Comitê de Política Editorial da Classificação Editorial (EPC) para revisão e ação recomendada.

O EPC é um conselho internacional de dez membros cuja função principal é aconselhar os editores e a OCLC sobre questões referentes a mudanças, inovações e desenvolvimento geral da Classificação. O EPC representa os interesses de usuários da CDD; seus membros têm origem em bibliotecas nacional, públicas, especiais e acadêmicas e de bibliotecas escolares.

Edições
A CDD é publicada em edições integrais e resumidas tanto em versões impressas quanto eletrônicas. A edição resumida é um corte lógico da hierarquia estrutural e de notação da edição completa correspondente sobre a qual é baseada e serve para coleções gerais de 20.000 títulos ou menos. WebDewey e Abridged WebDewey, as versões eletrônicas das edições integrais e resumidas, respectivamente, são atualizadas com frequência e contêm entradas adicionais de índice e vocabulário mapeado. As versões eletrônicas e as publicações suplementares na Web são as principais fontes de atualizações constantes da CDD. No site do Dewey (www.oclc.org/dewey), novos números selecionados e alterações à CDD são publicados mensalmente, e os mapeamentos entre novos Cabeçalhos de Assunto da Biblioteca do Congresso (EUA) (LCSH) e números Dewey selecionados são publicados a cada 15 dias.

Estrutura e notação
A CDD foi construída sobre princípios sólidos que a tornam ideal como ferramenta geral de organização do conhecimento: notação significativa em numerais arábicos universalmente reconhecidos, categorias bem definidas, hierarquias bem desenvolvidas e uma rica rede de relacionamentos entre tópicos. Na CDD, as classes básicas são organizadas por disciplinas ou campos de estudo. NO nível mais amplo, a CDD é dividida entre dez classes principais, que, juntas, abrangem o escopo inteiro do conhecimento. Cada classe principal é subdividida em dez divisões, e cada divisão em dez seções (nem todos os números para as divisões e seções foram usados). A estrutura principal da CDD é apresentada nos sumários da CDD após essa introdução. Os cabeçalhos associados aos números nos sumários foram editados para fins de navegação e não necessariamente correspondem aos cabeçalhos completos encontrados nas programações.

O primeiro sumário contém as dez classes principais. O primeiro dígito em cada número de três dígitos representa a classe principal. Por exemplo, 600 representa tecnologia.

O segundo sumário contém as divisões das centenas. O segundo dígito em cada número de três dígitos indica a divisão. Por exemplo, 600 é usado para obras gerais sobre tecnologia, 610 para medicina e saúde, 620 para engenharia, 600 para agricultura.

O terceiro sumário contém as seções dos milhares. O terceiro dígito em cada número de três dígitos indica a seção. Desta forma, 610 é usado para obras gerais sobre medicina e saúde, 611 para anatomia humana, 612 para fisiologia humana, 613 para saúde e segurança pessoal.

Numerais arábicos são usados para representar cada classe na CDD. Um ponto decimal segue o terceiro dígito em um número de classe, após o qual a divisão por dez continua até o grau específico de classificação necessário.

Um assunto pode aparecer em mais de uma disciplina. Por exemplo, "vestuário" tem aspectos que se encaixam em várias disciplinas. A influência psicológica do vestuário pertence a 155.95, como parte da disciplina de psicologia; costumes associados ao vestuário pertencem a 391, como parte da disciplina de costumes; e vestuário no sentido de moda pertence a 746.92, como parte da disciplina das artes.

Hierarquia
A hierarquia na CDD é expressa por estrutura e notação. Hierarquia estrutural significa que todos os tópicos (exceto as dez classes principais) são parte dos tópicos mais amplos acima deles. Qualquer nota referente à natureza de uma classe se mantém verdadeira para todas as classes subordinadas, inclusive tópicos logicamente subordinados classificados em números coordenados.

A hierarquia de notação é expressa pelo comprimento da notação. Números em um determinado nível são geralmente subordinados a uma classe cuja notação tem um dígito a menos; coordenados com uma classe cuja notação tem o mesmo número de dígitos significativos; e superordenados a uma classe com números com um ou dois dígitos a mais. Os dígitos sublinhados no exemplo a seguir demonstram essa hierarquia de notação:

600   Tecnologia
630      Agricultura e tecnologias relacionadas
636       Animal husbandry
636.7        Pecuária
636.8        Gatos

“Cães” e “Gatos” são mais específicos do que (isto é, são subordinados a) "Pecuária"; são igualmente específicos (isto é, são coordenados com) entre si; e "Pecuária" é menos específico do que (isto é, é superordenado a) “Cães” e “Gatos”. Às vezes, outros dispositivos devem ser usados para expressar a hierarquia quando não for possível ou desejável fazê-lo por notação. Cabeçalhos especiais, notas e entradas indicam relações entre tópicos que violam a hierarquia de notação.

Organização da CDD
A versão impressa da edição integral mais recente da CDD, Edição 22, é composta das seguintes partes principais em quatro volumes:

Volume 1

(A) Novos recursos na Edição 22: Uma breve explicação dos recursos especiais e alterações na CDD 22
(B) Introdução: Uma descrição da CDD e sobre como usá-la
(C) Glossário: Definições curtas dos termos usados na CDD
(D) Índice para a introdução e o glossário
(E) Manual: Um guia para a utilização da CDD que é composto basicamente de discussões estendidas de áreas problemáticas na aplicação da CDD. As informações no manual são dispostas pelos números nas tabelas e nos programas
(F) Tabelas: Seis tabelas numeradas de notação que podem ser adicionadas aos números de classe para oferecer maior especificidade
(G) Listas que comparam as Edições 21 e 22: Realocações e números suspensos;
Números reutilizados

Volume 2

(H) Sumários da CDD: Os três principais níveis da CDD
(I) Programas: A organização do conhecimento de 000 a 599

Volume 3

(J) Programas: A organização do conhecimento de 600 a 999

Volume 4

(K) Índice relativo: Uma lista alfabética de assuntos com as disciplinas em que são tratados, suborganizados alfabeticamente sob cada entrada

Entradas
As entradas nos programas e tabelas são compostas de um número CDD na coluna de números (a coluna na margem esquerda), um cabeçalho que descreve a classe que o número representa e, muitas vezes, uma ou mais notas. Todas as entradas (números, cabeçalhos e notas) devem ser lidas no contexto da hierarquia.

Na versão impressa da CDD, os primeiros três dígitos dos números do programa (classes principais, divisões e seções) aparecem apenas uma vez na coluna de números, quando usados pela primeira vez. Eles são repetidos na parte superior de cada página, onde suas subdivisões continuam. Os números subordinados aparecem na coluna de números, começando com um ponto decimal, com os três dígitos iniciais entendidos.

Alguns números nos programas e tabelas são colocados entre parênteses ou colchetes. Números e notas entre parênteses oferecem opções para a prática padrão. Números entre colchetes representam tópicos que foram realocados ou suspensos ou que não estão atribuídos. Os colchetes também são usados para conceitos de subdivisão padrão que são representados em outro local. Números entre colchetes nunca são usados.

Criação de números

Apenas uma fração de potenciais números da CDD é incluída nos programas. Normalmente, é necessário criar ou resumir um número que não esteja especificamente listado nos programas. Esses números criados permitem uma maior profundidade de análise de conteúdo. Existem quatro fontes de notação para a criação de números: (A) Tabela 1 Padrão

Subdivisões; (B) Tabelas 2-6; (C) outras partes dos programas; e (D) adicionar tabelas nos programas.

A criação de números somente é iniciada com instruções nos programas (exceto pela adição de subdivisões padrão, que podem ocorrem em qualquer lugar, a menos que exista uma instrução do contrário). A criação de números começa com um número base (sempre declarado na nota de instrução) ao qual outro número é adicionado.

Mais informações

O site do Dewey (www.oclc.org/dewey) contém informações atualizadas sobre a CDD, produtos e serviços e licenciamento da CDD. Para obter mais informações sobre a estrutura e aplicação da classificação decimal de Dewey, consulte a introdução no volume 1 da CDD 22 (também disponível on-line no WebDewey e no site do Dewey). Uma introdução mais profunda à classificação decimal de Dewey pode ser encontrada em Dewey Decimal Classification: Principles and Application, 3d ed., by Lois Mai Chan and Joan S. Mitchell (Dublin, Ohio: OCLC, 2003).

Sumários (em inglês)

First Summary
The Ten Main Classes

000 Computer science, information & general works
100 Philosophy & psychology
200 Religion
300 Social sciences
400 Language
500 Science
600 Technology
700 Arts & recreation
800 Literature
900 History & geography

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