Bibliotecários do Brasil e do mundo se encontram em Maceió

sábado, 6 de agosto de 2011

     
   O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, vai ser o palestrante da sessão de abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, que acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, em Maceió. Com o tema Sistema de informação: multiculturalidade e inclusão social, o congresso leva à capital alagoana grandes estudiosos da biblioteconomia – do Brasil e do exterior – para revelar, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento, o estado da arte das pesquisas, das práticas e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas.
   Simultaneamente, como parte do congresso, a Fundação Biblioteca Nacional e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas vão realizar na cidade o II Fórum Sobre Bibliotecas Públicas: serviços de informação como estratégia de inclusão social, nos dias 8 e 9. Neste encontro, especialistas discutirão e trocarão experiências sobre ações em comunidades, bibliotecas públicas, projetos de extensão universitária, acervos virtuais e bibliotecas itinerantes, entre outras questões.
   Para isso, a coordenadora do SNBP, Elisa Machado, vai abrir o primeiro dia, cujo tema é Serviços de informação, com, entre outros casos, uma análise dos serviços de informação na Biblioteca Demonstrativa de Brasília da FBN, feita por Maria da Conceição Moreira Salles, coordenadora da BDB. Fechando o primeiro dia, Filipe Leal, pesquisador português com 20 anos de experiência, vai apresentar as ações da Biblioteca Municipal de Oeiras, Portugal. No segundo dia, o encontro tratará da Mediação de leitura. A programação completa do evento é encontrada no site Biblioteca Nacional (www.bn.br).
   A palestra de abertura do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação com o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, será realizada no Teatro Gustavo Guilherme Leite, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá – Maceió), às 19h. Veja a programação abaixo.
Bibliotecário Filipe Leal leva experiência portuguesa para congresso em Maceió
   Filipe Leal, do Departamento de Patrimônio Histórico, Cultura e Bibliotecas, do município de Oeias, em Portugal, é uma das principais atrações do II Fórum de Bibliotecas Públicas: Serviços de informação e mediação de leitura, evento que compõe o XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Mestre em Educação e Leitura, Leal vem se destacando ao longo dos últimos 20 anos pelo conjunto diversificado de projetos pioneiros na área da promoção da leitura. O congresso, que será realizado em Maceió, nos dias 08 e 09 de agosto, será aberto pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim.

0 comentários:

Postar um comentário