Biblioteca Britânica disponilibiliza online jornais dos séculos 18 e 19

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Entre os eventos históricos relatados nas páginas escaneadas estão o casamento da Rainha Vitória com o Rei Albert, por exemplo, além das construções das ferrovias no país. (Foto: Reprodução/ BBC)
   Graças à tecnologia, os primórdios do jornalismo nos séculos XVIII e XIX estão preservados e eternizados online. A Biblioteca Britânica disponibilizou cerca de quatro milhões de páginas da época em formato digital em seu site esta semana. São mais de 200 títulos da Inglaterra e da Irlanda que podem ser acessados pelos internautas na página.


   O Reino Unido foi um dos berços da cultura escrita como se conhece atualmente. Por isso, valorizar as raízes desta história é um projeto sempre considerado fundamental. Entre os eventos históricos relatados nas páginas escaneadas estão o casamento da Rainha Vitória com o Rei Albert, em 10 de Fevereiro de 1840, além das construções das ferrovias no país.


   O arquivo está totalmente gratuito para buscas, mas há de fato, uma taxa a ser paga para pesquisar nas páginas. Ed King, diretor de jornalismo da livraria, explicou que nunca antes se viu uma coleção de conteúdo tão grande assim relacionado à área.

   "Procurar no meio destes arquivos conteúdo que possa auxiliar a uma pessoa só é possível graças ao trabalho de meses de uma grande equipe. Pessoas de todo o Reino Unido e do mundo poderão navegar nessas páginas e explorar a mina de ouro de histórias e informações contidas aqui".

   Foram oito mil páginas digitalizadas por dia, graças a uma equipe montada somente para este projeto, diretamente de Colindale, no norte de Londres, onde há uma biblioteca de jornais que cedeu as páginas do Aberdeen Journal, Belfast Newsletter, Western Mail e Manchester Evening News. A expectativa é aumentar este catálogo para 40 milhões de páginas no decorrer dos próximos dez anos.

Bristh Library

0 comentários:

Postar um comentário