O que é o QR CODE ?

domingo, 27 de junho de 2010
Olá pessoal vocês sabem o que é o QR CODE ? Pois bem, encontrei um artigo muito interessante num blog que relata especificamente sobre esta ferramenta de muita criatividade numérica para o suporte da informação.  Espero que confiram!



O QR Code foi criado em 1994 pela Denso-Wave, subsidiária da Toyota, para agilizar a produção de carros, sendo aproveitado, seis anos depois, pela operadora de celular japonesa DoCoMo.

É um código que permite o armazenamento de números e letras (7.089 caracteres numéricos, 4.296 caracteres alfanuméricos, máximo de 2,953 bytes e 1.817 caracteres do ideograma Kanji) e não necessita de um leitor específico sendo capaz de ser decodificado por um aparelho celular. Pode ainda, ser utilizado em materiais impressos e tem sua aplicação limitada apenas pela criatividade. É possível imprimi-lo em dimensões menores que os demais códigos bidimensionais e que o tradicional código de barras, permitindo diferentes formas de diagramação ao ser inserido em um jornal ou em uma peça publicitária.

PRINCIPAIS USOS:
- Uso pessoal: texto curto armazenado no próprio código; impressão de dados, para serem armazenados na agenda de contato dos telefones, em cartões pessoais; data, local e descrição de eventos para serem arquivados na agenda do aparelho celular; intercâmbio de dados de um celular para outro; impressão de dados em camisas (vestuário em geral); Tatuagens.

- Uso comercial: URL (cupons, arquivos de áudio e vídeo); email e sms predefinidos; impresso (em jornais, revistas, cupons de descontos); painéis; pagamento móvel; aplicações especiais, como ingressos para cinemas na tela do celular.


É necessário ter um programa leitor instalado no dispositivo e, para acesso a informações armazenadas na web, ter um pacote de dados contratado ou acesso Wi-Fi.

Pode ser lido em 360 graus e em alta velocidade. O código também tem a capacidade de correção de erros de leitura, possibilitando a restauração dos dados mesmo em casos onde o símbolo encontra-se sujo ou danificado.


comparativoObserve o comparativo de um QR CODE e um Código de barras tradicional contendo a mesma informação.

Fonte :  Alex da Silva

1 comentários:

Anônimo disse...

gostei

Postar um comentário