Capes completa 60 anos

segunda-feira, 11 de julho de 2011
   
   No dia 11 de julho, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) completa 60 anos. As comemorações serão realizadas no decorrer de um ano. Neste período, serão realizadas ações acadêmicas, esportivas, culturais, sociais e de sustentabilidade. A Capes vai mobilizar a comunidade acadêmica e o público em geral para que os 60 anos da instituição sejam comemorados com base no reconhecimento aos avanços alcançados na ciência brasileira como conquistas da nação.

Entre os progressos pode ser destacado o aumento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, que nos últimos anos tem sido da ordem de 20% de trienal a trienal. Na última avaliação, realizada em 2010, foram avaliados 2.718 programas de pós-graduação. Eles correspondem a 4.099 cursos, dos quais 2.436 são mestrados acadêmicos, 1.420 doutorados e 243 mestrados profissionais.


Outro destaque é o fato de o Brasil ter alcançado a 13ª posição na classificação mundial em produção científica em 2008. De 19.436 artigos, em 2007, a produção subiu para 30.451 publicações no ano seguinte. O país forma, atualmente, cerca de 12 mil doutores por ano e, de acordo com as metas estabelecidas no novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), que será publicado em breve, a tendência é aumentar.

60 anos

   Entre as atividades previstas para as comemorações dos 60 anos da instituição estão premiações, publicações especiais e seminários com temas que abrangem a atuação da Capes, entre eles a evolução da ciência brasileira, a comunicação científica e a educação básica, que este ano ganhou um importante instrumento: a Britannica Escola Online. A ferramenta será amplamente divulgada por compor uma das várias ações da nova Capes, que, em 2007, passou a investir também na formação de professores para a educação básica (infantil, fundamental e médio).

0 comentários:

Postar um comentário