Sistema de Bibliotecas entrega 1.500 livros para municípios

sábado, 6 de abril de 2013

   Como parte das ações de fortalecimento da rede de bibliotecas do Piauí, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Seap-PI) entrega, este mês, um total de 1.500 livros para as bibliotecas municipais de Francisco Aires, Matias Olímpio, localizados na região Norte, e Tanque do Piauí, localizado no Sudeste do Estado. O Seap dá suporte e assessora 222 bibliotecas distribuídas por todo o Piauí, entre municipais e estaduais e tem como objetivo a ampliação e atualização dos acervos.

Biblio. Cromwell de Carvalho
   Segundo o coordenador do Seap, Gleydson Rodrigues, os municípios contemplados receberão, cada um, kit com 500 livros composto de obras de gêneros diversos como literatura brasileira e estrangeira, poesia, fotografia, entre outros, além de livros em braile e áudio livros. “A meta é manter o acervo das bibliotecas assistidas pelo Seap em constante atualização. Não basta só estruturar uma biblioteca com mesas, cadeiras, equipamentos multimídia, é preciso dotá-la de obras atuais. O piauiense, seja estudante ou não, tem que ter acesso a obras de qualidade e atuais”, ressalta.

   Outro aspecto destacado por Gleydson é a tendência, seguida pelo Piauí, da implantação de espaços dentro das bibliotecas que incorporem as novas tecnologias como os telecentros já instalados na maior parte do Estado. “Essa tendência faz parte da política nacional de cultura, onde as novas tecnologias sejam aliadas no processo de promoção do conhecimento”, afirma.

Municípios interessados

   Além de Francisco Aires, Matias Olímpio e Tanque do Piauí, outros municípios receberão o kit de livros, tais como Campo Maior e Várzea Grande. As prefeituras interessadas em receber o kit para atualização do acervo de suas bibliotecas devem procurar a coordenação do Seap-PI, que tem sua sede na Biblioteca Cromwell de Carvalho, localizada na Praça Demóstenes Avelino (Praça do Fripisa), 1788, Centro de Teresina. O telefone de contato é: (86) 3221 3829.

Seap-PI

   O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Piauí foi instituído, em 2003, através do Decreto n° 11.131 e tem como metas: o incentivo e a implantação de novas bibliotecas, a realização de cursos e capacitações na área, visitas técnicas e vistorias, além de oferecer assessoramento. O Seap-PI é coordenado pela Biblioteca Cromwell de Carvalho que é mantida pela Fundação Cultural do Piauí (Fundac).

Fonte: cidades@cidadeverde.com

0 comentários:

Postar um comentário