Análise de assunto: teoria e prática

sexta-feira, 12 de abril de 2013

  Análise de assunto é o processo de leitura dos documentos existentes em bibliotecas e sistemas de recuperação da informação visando a identificar os assuntos de que tratam para que possam ser recuperados nos catálogos e índices. Trata-se de um dos processos intelectuais mais importantes da prática bibliotecária, tanto em bibliotecas tradicionais quanto digitais. Tendo em vista as vantagens oferecidas pela automatização desse processo, muitas tentativas têm sido feitas nesse sentido. Na indexação automática, entretanto, não se pode esperar qualidade e precisão nos resultados obtidos. A análise de assunto se inicia com a leitura do texto. Em seguida, passa-se à fase da extração de conceitos que possam representar o conteúdo temático desse texto. Depois de traduzidos para uma linguagem de indexação, passam a ser chamados de descritores e cabeçalhos de assuntos, entre outras denominações. Todas as fases do processo sofrem interferência de fatores linguísticos, cognitivos e lógicos, o que confere ao processo um caráter interdisciplinar.

Eduardo Wense Dias obteve o doutorado em ciência da informação na University of California at Los Angeles (1987). É professor titular da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Madalena Martins Lopes Naves obteve o doutorado em ciência da informação na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Professora universitária especialista nas áreas de tratamento da informação e elaboração de trabalhos científicos.

Fonte extraída CRB6 - blog
Fonte:  Briquet de Lemos Livros

0 comentários:

Postar um comentário