MARC 21: Saiba o que é e como utilizá-lo.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

   A participação de bibliotecas em redes e em programas cooperativos de catalogação requer a adoção de padrões e a aplicação de normas; que produzam registros descritivos confiáveis e de qualidade; que possibilitem o intercâmbio de dados, no âmbito universal; e a interoperabilidade entre os sistemas de informação.


   É o padrão amplamente utilizado hoje para este fim é o formato MARC criado pela Biblioteca do Congresso Americano (LC) com o objetivo de adotar um padrão internacional para a descrição bibliográfica estabelece novos critérios para a catalogação a nível mundial, abrangendo toda a diversidade de informação e seus suportes.

O que é o formato MARC?

   O formato MARC é um conjunto de códigos e designações de conteúdos definido para codificar registros que serão interpretados por máquina.

Para que serve?

   Sua principal finalidade é possibilitar o intercâmbio de dados, ou seja, importar dados de diferentes instituições ou exportar dados de sua instituição para outros sistemas ou redes de bibliotecas através de programas de computador desenvolvidos especificamente para isto.

Como utilizá-lo?

   Entenda mais sobre este formato no material elaborado pela Divisão de Bibliotecas e Documentação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DBD/PUC-Rio), por Ana Maria Neves Maranhão e Maria de Lourdes dos Santos Mendonça, baseado e atualizado à luz da LC.

Conheçam também a página deste formato na LC:

0 comentários:

Postar um comentário