Bibliotecário(a) da Semana: Joimara Santos. "O profissional de referência".

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Acesso hot pergunta, você responde!

O surgimento do serviço de referência se deve ao bibliotecário americano Samuel Swett Green em 1876, quando o mesmo mencionou a necessidade de auxilio aos leitores em suas buscas. De fato com o crescimento constante de publicações, se torna cada vez mais difícil encontrar em meio a tanta informação aquela que lhe é pertinente. Não é possível organizar os documentos de forma tão perfeita que não seja necessário ajuda para localizar o que se deseja e para isto existe o bibliotecário de referência, especialista no auxilio aos leitores.

Como já dizia Samuel Johnson, escritor e pensador inglês, “metade do conhecimento consiste em saber onde encontrá-lo.” A capacidade de localizar informações é, sem dúvida, habilidade primordial ao trabalho do bibliotecário, especialmente do profissional de referência que numa biblioteca é responsável por satisfazer as necessidades informacionais de seus usuários.

Vamos conhecer um pouco mais sobre este profissional através de uma entrevista com Joimara Lima Santos, bibliotecária na biblioteca da Universidade Federal do Piauí e atuante no setor de referência da instituição.


Acessohot: Joimara, como você definiria o serviço de referência?

Joimara Santos: Como a principal atividade desempenhada por uma biblioteca/Centro de Informação a seus usuários. É um serviço que pode ser considerado essencialemente humano, pois apesar dos avanços tecnológicos continua sendo prestado através do contato entre bibliotecário e usuário, seja pessoalmente ou através de um e-mail, telefonema.

Acessohot: Que atividades são desenvolvidas pelo bibliotecário de referência no auxilio ao leitor?

Joimara Santos: [ Não  sei se entendi corretamente a pergunta]. Além do atendimento personalizado que damos no atendimento a cada usuário, desenvolvemos outros serviços com essa finalidade, como: palestras sobre serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, treinamentos para uso de bases de dados, e outros cursos. Todos visando aproximar o usuário da biblioteca.

Acessohot: Pode-se afirmar que o serviço de  referência é a atividade primordial de uma biblioteca? Por quê?

Joimara Santos: Sim, através do serviço de Referência tem-se uma idéia de como são os demais serviços prestados pela biblioteca. O Bibliotecário de Referência representa a imagem da biblioteca.

Acessohot: Quais os desafios e situações difíceis um bibliotecário de referência pode enfrentar no seu dia-a-dia?

Joimara Santos: O número de Bibliotecário de Referências ainda é pequeno em relação ao número de usuários que precisamos atender. Dificuldades relativas aos diferentes tipos de usuários que temos que lidar todos os dias, sendo uma biblioteca comunitária e universitária nosso público varia bastante, além das diferenças de personalidade própria de cada usuário.

Acessohot: Que características e habilidades deve possuir um bibliotecário de referência para atuar de forma eficiente em seu trabalho?

Joimara Santos: Primeiramente, em minha opinião, deve gostar do que faz, gostar de lidar com o público, ter capacidade de comunicação, conhecer a instituição em que atua (isso só se aprende com o tempo), conhecer todos os serviços que a biblioteca oferece (mesmo que não faça, deve saber quem faz, etc), ter o mínimo de conhecimento de outro idioma (para utilizar Bases de dados, fazer Levantamento Bibliográfico, etc), conhecimentos de informática, boa formação humanística. Também precisa ter paciência, capacidade de adaptar-se, amabilidade, etc. E não menos importantes conhecimentos técnicos na área de Biblioteconomia.

Acessohot: Que comportamentos e atitudes não são admissíveis ao bibliotecário ao prestar auxilio aos seus usuários?

Joimara Santos: Desrespeitar o usuário, agindo com pressa, superioridade, sem envolvimento pessoal.

Acessohot: Existe alguma formação específica para quem deseja se especializar na área de referência, como por exemplo, cursos de pós-graduação?

Joimara Santos. Na verdade não conheço nenhum curso para especialização como Bibliotecário de Referência, mas acredito que o melhor método de ensino para essa atividade é a prática.

Acessohot: Quais as suas recomendações aos estudantes de biblioteconomia que pretendem desempenhar este papel?

Joimara Santos: Primeiramente, saber o que faz um Bibliotecário de Referência, procurar adequar-se a esse papel e procurar fazer sempre o melhor, seja nessa atividade ou em qualquer outra.

Lorena Ramos e Ana Paula Lopes

  

4 comentários:

Raimundo soares disse...

Parabéns a todos os colaboradores, inclusive Ana Paula e Lorena Ramos pelo digníssimo trabalho de entrevista de referência com a bibliotecária Joimara Santos, isto é, situando o campo mercadológico e profissional de nossa área, motivando assim os estudantes e os profissionais na delimitação diante do serviço de referência haja vista os constrates; de um lado os beneficios, do outro os cuidados na hora do feedback, retorno/resposta com os usuários.

Santiago Junior disse...

Faço das palavras eloquentes do meu amigo Raimundo, as minhas!

Walter Luis disse...

Muito bom!!!!!!!!! Very good!!!!!!!!!
É isso aí garotas!!!!!!!!!!

aureste disse...

Parabéns aos mantenedores do Acesso Hot, muito quente mesmo! A Biblioteconomia do Piauí agradece!

Postar um comentário