
O objetivo do curso é introduzir conceitos e técnicas de gravura e linguagem, além da realização de exercícios experimentais utilizando diferentes processos de percepção e impressão de imagens. Assim, Yolanda pretender oferecer uma noção geral da história das artes gráficas na Europa nos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. Será visto desde o conceito de xilogravura, sua história, as madeiras para xilogravura de fio e de topo até o processo de registro da imagem.
O curso de xilogravura ministrado por Yolanda Carvalho faz parte da programação da exposição "Uberlândia.com.Pi - Ode à Gravura". A abertura acontece na Casa da Cultura de Teresina às 19h do dia 2 de fevereiro, permanecendo aberta à visitação do público em geral até 28 de fevereiro. Nesse período, poderão ser vistos trabalhos de artistas mineiros como Elaine Corsi, Aender Ferreira, Mara França, Sílvia Cruz e Mariza Barbosa. A curadora da exposição é Alessandra Cunha.
A ideia de trazer esses artistas para a apreciação dos teresinenses veio da participação de Yolanda Carvalho no festival mineiro intitulado "Xilogravura modificando nosso olhar da cidade", tendo sido ela a única representante do Estado do Piauí, ocorrido durante o mês de outubro de 2010. O intercâmbio almejado com a exposição visa o desenvolvimento e a maturação do estilo dos artistas locais (os de fora também, por que não?) por meio dessa interessante de olhares e conhecimento.
O objetivo do curso é introduzir conceitos e técnicas de gravura e linguagem
Tornando a Casa da Cultura de Teresina, mantida pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, um ponto de encontro disseminador da arte e, sobretudo, do fazer artístico, a artista plástica Yolanda Carvalho ministra no mês que vem um curso de xilogravura. Voltado a estudantes de Artes da Universidade Federal do Piauí, o curso acontece de 7 a 11 de fevereiro na Sala de Artes Plásticas da própria Casa.
0 comentários:
Postar um comentário