Você com certeza conhece a WikiPedia. O site, que se tornou extremamente popular em pouquíssimo tempo (começou em 2001), funciona como um lugar colaborativo, onde qualquer pessoa pode inserir informações sobre quase qualquer coisa existente no planeta. É uma enciclopédia universal e livre.
O conceito de livre é tão alto, que Jimmy Wales, o fundador do serviço, não recebe um centavo em troca disso de sua criação. Isso significa que a WikiPedia não teve um propósito comercial em seu início, e nem pretende ter. Mas, como um negócio grande precisa sobreviver, é necessário dinheiro para manter tudo em seu bom funcionamento.
Para isso, seu criador, Jimmy Wales, fez uma carta de apelo à todos os usuários do site, para que quem puder, realize uma doação. Não importa se é de 10, 20 ou 500 mil dólares, mas sim a da intenção de colaborar para que um serviço livre e para todos continue no ar.
Como Wales mesmo diz: “A Wikipédia é algo especial. É como uma biblioteca ou um parque público. É um templo para a mente. É um lugar ao qual todos podemos ir para pensar, aprender e partilhar o nosso conhecimento com os outros. É um projeto humano único, o primeiro do seu género na história. É um projeto humanitário que pretende levar uma enciclopédia livre a cada pessoa no planeta.”
Como eu acho esse um serviço fenomenal, fiz uma doação de uma pequena quantia. Nada que influirá na minha vida. Mas que de pouco em pouco, com certeza será muito mais útil para a WikiPedia. Eles merecem.
0 comentários:
Postar um comentário