O acesso remoto ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está disponível às instituições de ensino e pesquisa que integram a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), serviço provido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A novidade foi anunciada no início do mês de dezembro.
"Essa é mais uma grande vitória da equipe do Portal de Periódicos", comemora o diretor de Programas e Bolsas no País, Emídio Cantídio de Oliveira. Ele explica que o ingresso do Portal como provedor de serviço da CAFe atende a uma demanda das instituições, sobretudo daquelas que não possuíam nenhum serviço de acesso remoto aos recursos assinados pela Capes.
Na prática, um professor, pesquisador, aluno ou funcionário de uma instituição usuária do Portal e que integre a CAFe pode acessar o conteúdo assinado de qualquer lugar, por meio de um login e senha fornecidos pela sua universidade. A CAFe é uma federação que reúne instituições de ensino e pesquisa em uma rede de confiança. Na CAFe, cada instituição funciona com uma Provedora de Identidade, sendo responsável por autenticar e fornecer informações de seus usuários para os serviços autorizados oferecidos. Além de Provedoras de Identidade, as instituições pertencentes à CAFe também podem ser Provedoras de Serviços, sendo estes disponibilizados aos participantes da Federação, exemplo da Capes com o Portal de Periódicos.
Geralmente, professores e alunos de instituições de ensino superior já possuem algum tipo de cadastro, que permite acesso a serviços de e-mail, intranet, lançamento on-line de notas e faltas e realização de matrículas pela web. Esses mesmos dados poderão ser utilizados para acesso à CAFe. Isso porque a Federação utiliza o sistema Single Sign On (SSO), ou seja, o usuário acessa diversas aplicações externas por meio de uma única autenticação, sem a necessidade de recordar o seu login e senha em cada sistema.
O acesso remoto à CAFe é feito por meio do Shibooleth, que protege a privacidade no acesso às informações autenticadas e disponibilizadas on-line.O Shibooleth é uma tecnologia amplamente difundida e é utilizada por consórcios de bibliotecas nos Estados Unidos e Europa.
0 comentários:
Postar um comentário