Informação Tecnológica ou Busca de Patentes.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Informação tecnológica

ou
Busca de Patentes
         A informação tecnológica resume-se nos diferentes tipos de buscas que podem efetuar-se para obter conhecimento sobre tecnologias disponíveis ou patentes em geral, serve para orientação em pesquisas, teses e constitui-se uma excelente base de dados para novos investimentos na indústria.
         
       Para uma empresa moderna a informação tecnológica é indispensável, tanto como ferramenta para pesquisa e desenvolvimento de produtos, como servindo de subsídio ao planejamento estratégico da empresa.
         
        Entre as formas de informação tecnológica, a patente é considerada como a mais completa. Estudos realizados por diferentes centros de pesquisa ao redor do mundo, revelaram que 70% das informações contidas nestes documentos não são publicadas em qualquer outro tipo de fonte.
  
 Alguns exemplos, por assim dizer.

O que o INPI oferece?
         O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), conta com um acervo de mais de 25 milhões de documentos de patentes, e oferece serviços de informações a pesquisadores, empresas, universidades, centros de pesquisa e inventores sobre as principais tendências tecnológicas e fontes geradoras de tecnologias,
         O Centro de Documentação e Informação Tecnológica do INPI oferece a qualquer interessado dois tipos de consultas: a busca informatizada e a busca manual.


Informação on line

         A busca informatizada pode ser on line. Esta busca é efetuada nos principais bancos de dados internacionais, como: Dialog (EUA), OrbitQuestei (França) e STN (Alemanha). Os três juntos abrangem 600 bases de dados com informações sobre praticamente todas as áreas de conhecimento.

Informação off line

         O sistema de armazenamento de informações, por meio de CD-Rom serve como suporte na complementação de uma pesquisa. As principais bases são as dos escritórios americano, japonês e europeu de patentes. O novo sistema de consulta através de CD-Rom, permite que através de uma palavra-chave possam conhecer-se, além de resumos das patentes, dados bibliográficos como o nome do inventor e o país de origem.

0 comentários:

Postar um comentário