Operadores Booleanos ?! 'result = And, or, and not,'

quarta-feira, 30 de junho de 2010
Quase todo mundo ou Melhor dizendo; Todo o mundo usa a caixa de pesquisa do Google digitando uma simples palavra… aí aparece aquele “mega” resultado, deixando você, as vezes, mais perdido do que estava antes da pesquisa.

Para evitar esta avalanche de resultados e facilitar sua pesquisa, o Google, e a maioria dos sistemas de busca, oferece o que muitos chamam de busca ou pesquisa avançada, onde é possível utilizar os “famosos” operadores booleanos. Nem sempre eles irão aparecer em seu formato original: and, or, and not;  para facilitar o entendimento e, consequentemente, seu uso,  alguns sistemas transformaram estes conectores em frases tipo “com todas as palavras” ou “com qualquer uma das palavras”, mas o objetivo é o mesmo -  restringir ou ampliar sua pesquisa para obter resultados mais precisos.

Uma curiosidade, a expressão booleano vem de George Boole, matemático inglês, criador da álgebra booleana.
Então, vamos dar uma olhada mais cuidadosa em como eles funcionam:
Operadores booleanos são palavras que têm o objetivo de definir para o sistema de busca como deve ser feita a combinação entre os termos ou expressões de uma pesquisa. São eles:
img-0-2
→ AND / E → restringe a pesquisa, equivalendo a expressão: “com todas as palavras”. Os resultados recuperados devem conter um termo e o outro. 
Ex.: a AND b
img-1-22

→ OR / OU → amplia a pesquisa, equivalendo a “com qualquer uma das palavras”.  Os resultados recuperados devem conter um termo ou o outro.
Ex.: a OR b
img-2-22


→ NOT / NÃO → exclui um dos termos da pesquisa, equivalendo a expressão  “sem a(s) palavra(s)”.  Em alguns sistemas você poderá encontrar somente o NOT/NÃO ou AND NOT/E NÃO.
Ex.: a  NOT b
img-3-21
Os operadores booleanos também podem ser usados em expressões de busca mais complexas, com mais de dois termos. Em alguns casos, recomenda-se o uso de parênteses, para indicar a combinação que deve ter prioridade dentro da expressão.
Ex.: ( a OR b ) AND c
Nesse caso, inicialmente é feita a pesquisa combinando os termos a OR b para depois efetuar a combinação do resultado AND c
img-4-2
Neste outro exemplo - a OR (b AND c) - inicialmente é feita a pesquisa combinando os termos b AND c, para depois efetuar a combinação do resultado OR a
img-5-2
É sempre bom dar uma olhada nas  dicas de pesquisas e/ou ajuda disponibilizadas pelos sistemas de busca, para algumas verificações, por exemplo: se são usados operadores em inglês, português, sinais gráficos, em caixa alta etc.

Então Pessoal, Graças a essa tecnologia Booleana é que vocês encontraram O ACESSOHOT. 

Postado por Bibliotecários PI.



0 comentários:

Postar um comentário