Andrêssa Vaz Torres da Silva
Nayla
Kedma de Carvalho Santos
Ao
observar a evolução dos modelos de gestão é possível afirmar que, grandes
impactos sociais, econômicos e culturais ocorreram a partir da Revolução
Industrial, que proporcionou as bases para as revoluções posteriores. Após esse
contexto, surge a Informação visualizada como um produto, uma ferramenta capaz
de desenvolver e propiciar lucros às organizações, ou seja, a explosão
informacional e a evolução das tecnologias informacionais e de comunicação
estimulou o aumento da produção e revolucionou a circulação do conhecimento.
Para
Caiçara Júnior (2011) o uso da informação consiste na sua utilização
estratégica a qual permite que a organização alcance vantagens competitivas em
relação à concorrência e a possibilidade de gerar novos negócios. Assim, ao
considerar essa diretriz é possível visualizar que a revolução informacional
proporcionou espaço à Sociedade do Conhecimento a partir do momento que a
geração do saber se deu a partir dos saberes já existentes. Desse modo,
equivale ao Conhecimento a completude de informações, dados e relações.
Durante séculos
recaíram sobre as bibliotecas visões equivocadas quanto a sua finalidade, com o
decorrer dos tempos essas bibliotecas tiveram que se adaptarem as necessidades
de seus usuários. No ambiente das bibliotecas universitárias se deu o mesmo
processo de adequação.
Segundo
Martins apud Carvalho (2000, p. 37) "para assumir a posição de provedoras do acesso à informação, as
bibliotecas precisam rever seus processos, repensando a dimensão dos serviços e
produtos desenvolvidos”, pois o usuário contemporâneo diferencia-se
daquele de tempos distantes que iam à biblioteca somente em busca de livros
para pesquisas acadêmicas.
Assim, mediante significativas mudanças ocorridas, mostrou-se necessário a
reestruturação de serviços oferecidos para adaptarem-se as novas tecnologias e
melhor atender as exigências de seus usuários.
Hoje, o foco das unidades informacionais está nas
informações, independentemente do suporte em que estejam registradas. Dessa
forma, a biblioteca foi impulsionada a se tornar um ambiente dinâmico sempre
renovando suas fontes de informações para melhor disponibiliza-la. Nesse
contexto a Biblioteca Universitária apresenta-se como um setor
dinâmico que visa como lucro à prestação de serviços e a utilização dos
produtos em aspectos qualitativos e quantitativos. Tão logo, o grande
diferencial do profissional da informação na sociedade contemporânea é o
desenvolvimento de habilidades e ações junto ao ambiente em que está inserido.
Para isso, é cabe ao indivíduo ou à organização na qual ele pertença, operar de
forma aberta, com o compartilhamento de dúvidas e diagnosticando as demandas do
ambiente que se pretende alcançar.
Em virtude disso,
novas perspectivas estão sendo alimentadas para uma prática administrativa de
excelência e de um atendimento de qualidade ao usuário, seja na atuação, na
inovação dos processos de trabalho, nas metodologias de treinamento e na gestão
da informação.
REFERÊNCIAS
CAIÇARA JÚNIOR, Cícero. Sistemas
integrados de gestão – ERP: uma abordagem gerencial. 4.
ed. Curitiba: Ibpex, 2011.
MARTINS, Camila Quaresma. Gestão do conhecimento para serviços de
informação: análise de produtos e serviços inovadores em bibliotecas
universitárias. Biblos, Rio grande
do Sul, v. 26, n.1, p.9-30, jan./jun. 2012. Disponível em: < http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/2515/2109>. Acesso em : 14 de março de 2014.
Andrêssa Vaz Torres da Silva é Esp. em tecnologia da informação e comunicação
e Bibliotecária do Serviço Social da Indústria (SESI)
Nayla Kedma de Carvalho Santos é Esp. em Administração e Gestão do
Conhecimento, Pós graduanda em Docência do Ensino Superior e Bibliotecária da
Universidade Estadual do Piauí
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