SÉRIE OS BIBLIOTECÁRIOS: BIBLIOTECÁRIO CONSULTOR

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Carl Spitzweg - Der Bücherworm (The Bookworm), 1850
Der Bücherworm
   É galera chega ao fim a nossa série sobre as várias faces dos bibliotecários, acredito que já deu pra ter uma boa noção de onde podemos atuar, embora nem todos esses campos estejam acessíveis, principalmente considerando o nosso estado, Piauí, mas sabemos que na maioria das vezes não podemos escolher se seremos apenas coordenadores, o dos processos técnicos, o da referência, mas sim todos ao mesmo tempo. Temos que nos dividir em vários campos para realizar nosso trabalho.


   Mas vamos ao nosso último personagem: o bibliotecário consultor.

E o que é um consultor?

   “É o profissional que, por seu saber, sua experiência, é procurado para dar ou fornecer consultas técnicas ou pareceres, a respeito de assuntos relativos à sua especialidade. Para se tornar um Consultor é necessário domínio e experiência na área em que se pretende dar consultoria. O Consultor é o profissional que entende muito do que se faz na prática e na teoria. E essa experiência ele jamais copia, ele adquire ao longo se sua vida profissional. Encara situações, cria soluções e por criar ele cobra. Consultor dá consultas, tem senioridade á respeito do que faz, pois domina e tem experiência. 
Consultoria é antes de tudo uma relação de comprometimento, transparência para mudar e melhorar seja lá o que for.” 

   Já deu pra ver que esta atividade não é tão simples. Como comenta Fabiano Couto, para iniciar trabalhos de consultoria não basta apenas dinheiro no bolso (o que já é difícil!), mas é preciso ter vocação, confiança, determinação, empreendedorismo, coragem para arriscar o negócio e principalmente competência para mantê-lo. Essa atividade é desenvolvida por bibliotecários que gostam de ter sua autonomia, e se sentem atraídos pelo ramo, não gostam de ser “mandados” por ninguém ou mesmo que estejam desempregados e veem isto como uma saída. A atividade de consultoria é mencionada pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO

2612-05 – Bibliotecário: Biblioteconomista, Bibliógrafo, Cientista de informação, Consultor de informação, Especialista de informação, Gerente de informação, Gestor de informação.

   A consultoria traz independência e flexibilidade no trabalho, pois, permite que o bibliotecário seja “dono do próprio nariz”, mas por outro lado há um pouco de insegurança, pois não dá para saber o dia certo do pagamento, quanto irá receber, sem falar em 13º salário, plano de saúde, férias remuneradas.
Postkarte "Leseratte" / Die Buch-Bar
   E como funciona o trabalho de consultoria?

   O bibliotecário pode atuar sozinho, prestando serviços ou em parcerias com outros profissionais com uma empresa de consultoria. As atividades realizadas serão aquelas que condizem com sua formação, só que oferecidas a outras unidades de informação, com uma contratação de serviço.

Alguns serviços prestados por estes profissionais:

Diagnóstico, planejamento, organização e instalação de unidades de informação;
Implantação de sistemas de informação;
Treinamento de pessoal;
Implantação de tabela de temporalidade;
Prestar assessoria técnica a publicações;
Assessorar no planejamento de espaço físico da unidade de informação;
Participar de comissões de normatização;
Assessorar a validação de cursos;
Preparar provas para concursos;
Participar de bancas de concursos.

É importante lembrar:

   “Após a elaboração de um plano de negócio, sugere-se a elaboração de uma detalhada pesquisa de mercado na região onde se pretende estabelecer a empresa, identificando clientes, possíveis concorrentes nesse segmento, para então preocupar-se com os aspectos legais para a abertura de uma empresa de consultoria informacional que viesse suprir as necessidades do mercado.”

E quanto cobrar?

   Se for cobrado um valor barato, o trabalho e o profissional não serão valorizados, se for caro pode gerar desinteresse ao menos que se mostre a eficiência e necessidade do serviço. É bastante complicado definir o preço justo, para isso pode-se consultar profissionais com mais experiência na área, os órgãos de classe, associações como a ACB - Associação Catarinense de Bibliotecários que estabeleceu algumas recomendações salariais que estão em: http://www.acbsc.org.br/site/recomendacoes-salariais-.html. O contrato pode ser por preço fechado ou cobrança por hora, vai depender do acordo com empresa.

   Aqui estão os sites de algumas das muitas empresas de consultoria na área de informação citadas por Fabiano Couto:

Vale a pena conferir!

ACERVO: soluções inovadoras na Gestão da Informação e Documentação. Oferece serviços especializados de organização de Arquivos, Bibliotecas, Centro de Informação e Documentação/CEDOC.
ARQUIVAR: trabalha no desenvolvimento de tecnologias, produtos, marcas e metodologias sob titularidade e registro perante o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Permite a customização de softwares, sistemas e procedimentos, conforme benefícios e melhorias almejados pela empresa. http://www.arquivar.com.br/
DATA COOP: iniciativa pioneira de prestação de serviços voltada para a organização da informação, com vários anos de experiência, que soma atividades de consultoria e projetos com atividades de execução e gerenciamento. 

   Fica a dica aos biblioconsultores: a consultoria é certamente um trabalho árduo que exige criatividade, inovação e acima de tudo competência técnica e administrativa.

REFERÊNCIAS

CRISPIM, Adriana Calegari; JAGIELSKI, Shyrlei Karyna. Consultoria e o profissional da informação: um campo em expansão. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 6, n. 1, 2001. Disponível em: .  Acesso em: 24 abr. 2012.

MILANO, Manoelle Cristine Dalri; DAVOK, Delsi Fries.  Consultor de informação: serviços prestados por empresas de consultoria  nas áreas de biblioteconomia e gestão da informação. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 14, n. 1, jan./jun. 2009. Disponível em: .  Acesso em: 24 abr. 2012.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecário consultor. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 146-157.

Sites consultados
Administradores. Com: 


Classificação Brasileira de Ocupações – CBO:  

Sugestões de consulta:
SEBRAE/SP. Consultoria. 2005. Disponível em:
7E10325711F006F8E56/$File/NT000AEBC6.pdf>. A.cesso em: 24 abr. 2012

Ana Paula Lopes

1 comentários:

DANIEL disse...

Parabéns Paula. Ainda não li toda a série mas é fantástico o conteúdo dela.

Postar um comentário