Google é acusada de truste e terá que enfrentar investigação do governo dos EUA

segunda-feira, 27 de junho de 2011
Nenhuma empresa está acima da lei - pelo menos é isso que a Comissão Federal do Comércio nos Estados Unidos pretende demonstrar, ao afirmar que investigará o Google para saber se a empresa está usando do truste para inflar seu crescimento.

Google Black (Foto: Logo)
Será que o Google é bem-intencionado em suas
aquisições no mercado? (Foto: Logo)
Truste é uma pratica condenada no comércio, geralmente aplicada quando uma empresa domina algum setor e compra diversas outras, diminuindo a concorrência e formando um oligopólio. Países capitalistas, por lei, não aprovam essas ações, pois são consideradas prejudiciais para o livre comércio e para a competição entre as empresas. Obviamente as empresas não precisam, necessariamente, integrar uma outra, mas caso afinem seus interesses, dominando todas as etapas de produção, isso será considerado 'truste'.
 
As acusações estão centradas no serviço de buscas oferecido pelo Google, o maior do mundo, e que domina 66% do mercado americano.
O problema é que dentro do serviço de buscas é oferecido um sistema de publicidade chamado Adwords, que tem relevância direta com as palavras-chave buscadas. O Google já comprou as empresas AdMob, DoubleClick e ITA, que são diretamente ligadas a esse mercado de publicidade, e recentemente também comprou por 400 milhões de dólares a AdMelt, empresa focada em avaliar o retorno do investimento em otimização de compra através de anúncios online, um dos principais negócios do Google. Tal aquisição, no entanto, pode tirar a independência avaliativa da empresa, como afirmam os acusadores.

A União Europeia e o Estado do Texas já lançaram investigações independentes sobre as práticas mercadológicas do Google. Porém, representantes da empresa dizem que farão o que for possível para facilitar as investigações dos órgãos interessados em verificar quaisquer práticas públicas da empresa.


Fonte: Globo.com

0 comentários:

Postar um comentário