Direitos autorais para bibliotecários no inglês "Copyright For Librarians", (CFL) é um currículo on-line aberto sobre a lei de direitos autorais que foi desenvolvido em conjunto com o Centro Berkman de Harvard para Internet e Sociedade.
O objetivo é proporcionar aos bibliotecários de países em desenvolvimento informações relativas à lei de direitos autorais. Mais especificamente, ele pretende informar aos bibliotecários sobre a lei de direitos autorais em geral, os aspectos da lei de direitos autorais que mais afetam as bibliotecas; e como os bibliotecários no futuro poderiam participar mais efetivamente nos processos pelos quais a lei de direitos autorais é interpretada e moldada.
Lançado pela primeira vez em 2010, o número de formatos e traduções está crescendo.
Direitos Autorais para bibliotecários: o manual essencial.
Re-desenhado como um livro, "Direitos autorais para bibliotecários: o manual essencial" pode ser usado como um recurso autônomo ou como um complemento ao currículo online. Aprofundar a teoria de direitos autorais, entender o domínio público ou explorar execução. Com um novo índice e um glossário acessível, o manual é leitura concisa para bibliotecários que desejam aprimorar suas habilidades em 2013, e para qualquer um aprender ou ensinar sobre a lei de direitos autorais no campo da informação.
"... O que torna este volume tão especial - e tão singularmente valiosa - é que ela coloca orientação confiável no âmbito de uma análise mais ampla da política de direitos autorais, focando a atenção sobre o papel que os bibliotecários podem jogar. Como o livro deixa claro, biblioteca clientes beneficiam de leis nacionais que é a proteção de equilíbrio e de acesso, e os bibliotecários podem ajudar a garantir que a sua própria legislação nacional se encaixa nessa descrição. Este é um livro que todo mundo esta preocupado com o futuro das bibliotecas em todos os lugares vai querer consultar novamente e novamente nos próximos anos. "
Peter Jaszi, Professor de Direito, American University Law School
O livro está disponível apenas em alguns idiomas, breve em espanhol
0 comentários:
Postar um comentário