Corpo do escritor José Saramago é velado em biblioteca nas Ilhas Canárias

sexta-feira, 18 de junho de 2010
O corpo do escritor é velado na biblioteca da cidade espanhola de Tías, em Lanzarote. O enterro será em Lisboa em uma data ainda não determinada. De acordo com o site do jornal português "Diário de Notícias", o governo vai deslocar um avião da Força Aérea nas próximas horas para levar o corpo do escritor de Lanzarote para Lisboa, onde ocorrerá outro velório.

De família humilde, José de Sousa Saramago nasceu no dia 16 de novembro de 1922 numa aldeia do Ribatejo chamada Azinhaga, a 100 quilômetros de Lisboa, embora seu registro oficial aponte o dia 18. Filho dos camponeses sem terra José de Sousa e Maria da Piedade, mudou-se para Lisboa aos 2 anos, onde viveu grande parte de sua vida. Foi forçado a abandonar a escola e trabalhar desde cedo para ajudar a família. 



Após uma confrontação pública com o governo português, em 1992, mudou-se no ano seguinte para as Ilhas Canárias, onde vivia desde então.

Fascinado pela literatura desde jovem, visitava com grande freqüência a Biblioteca Municipal Central Palácio Galveias, na capital portuguesa. Foi só aos 19 anos, com dinheiro emprestado de um amigo, que conseguiu comprar pela primeira vez um livro.


'Costuma-se dizer que as paredes têm ouvidos, imagine-se o tamanho que terão as orelhas das estrelas.'
José Saramago.


Texto Editado By Bibliotecários PI.

0 comentários:

Postar um comentário