Conheça o DIADORIM!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O que é?

O Diadorim (nome da personagem do livro Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa) é um sistema de classificação das revistas científicas que traz informações relativas às autorizações concedidas para o armazenamento e o acesso dos artigos das revistas brasileiras em repositórios digitais de acesso aberto.  O objetivo deste serviço é identificar, sistematizar e disponibilizar as informações das políticas estabelecidas pelas editoras dos periódicos brasileiros referentes ao armazenamento dos artigos nos repositórios institucionais (RI).

Pra que serve?
ü  Serve para que os autores saibam se a Revista em que pretendem publicar suas pesquisas permite o armazenamento de uma cópia de seu artigo em repositórios institucionais.

ü  Serve para que os editores informem ou estabeleçam a política editorial de suas Revistas sobre o armazenamento dos artigos em repositórios institucionais, suas condições de acesso e de uso.
As políticas editorias são categorizadas em cores segundo a permissão de armazenamento dos artigos em RI. Existem quatro categorias para as permissões, são elas:

Verde- permite o armazenamento das versões pré-print e pós-print de um artigo. pré-print (versão do autor – manuscrito digital) pós-print (versão de publicação do artigo)

Azul - permite o armazenamento da versão pós-print de um artigo


Amarela - permite o armazenamento da versão pré-print de um artigo



Branca- não permite o armazenamento.


Há ainda a busca por permissões de acesso:

O Diadorim já possui 500 revistas cadastradas:
• Revistas de Acesso Aberto: 483
• Revistas de Acesso Aberto após período de embargo: 16
• Revistas de Acesso Restrito: 1
FONTE: Diadorim




0 comentários:

Postar um comentário