Bibliotecas de Teresina PI sofrem com problemas de infraestrutura!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Biblioteca H. Dobal, no bairro Satélite, nunca passou por reforma.
Na Uespi, estudantes pedem mais livros e cabines de leitura individual.

Problemas de infraestrutura e acervo desatualizado incomodam frequentadores de algumas das sete bibliotecas de Teresina. Estudantes se queixam da falta de conforto dos espaços de leitura. Na Biblioteca Municipal H. Dobal, localizada no bairro Satélite, Zona Leste da capital, espaço que deveria ser agradável e convidativo para a leitura e a pesquisa, padece de alguns desses problemas, apresenta paredes com infiltrações e o forro de madeira ameaça cair, colocando em risco os frequentadores do local. Além disso, o acervo está desatualizado, a última compra de livros foi em 2008.

O estudante Richard Oliveira, que frequenta a biblioteca, reclama que falta até material de higiene e limpeza. “A zeladora não tem condição de trabalhar porque a Fundação (Municipal de Cultura Monsenhor Chaves) não dá o material pra ela trabalhar. O papel higiênico falta, saco pra apanhar o lixo (também falta). Vassoura tem, porque os meninos ali de fora fazem uma ‘vaquinha’ e compram. E, muitas vezes, o caixa da biblioteca tem um dinheirinho e compra também, porque se for depender da fundação...”, denunciou o estudante.

A biblioteca, que tem 12 anos de existência, nunca passou por reformas, mas a coordenadora do espaço, Solange da Costa, afirma que o presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves prometeu dar início a reformas nas bibliotecas de Teresina em fevereiro. A coordenadora informa que espera licitação para aquisição de materiais de limpeza. Enquanto isso não acontece, ela garante que os produtos estão sendo comprados com o dinheiro das multas, e não dos usuários. Logo após a reforma do prédio Solange afirma que será feita a compra de livros novos para a unidade, que atende em média cerca de 60 pessoas por dia.

Outra biblioteca que requer reformas, segundo alguns estudantes universitários é a Biblioteca da Universidade Estadual do Piauí. A ausência de cabines individuais para estudo é uma das principais queixas dos estudantes, que também desejam a compra de mais livros, principalmente das áreas de exatas e de saúde.

A universitária Hilda Alves gostaria “que o governo tivesse um olhar mais voltado para educação e visse a necessidade de livros aqui na biblioteca e de um aconchego melhor para os alunos”.
O lugar também acumula água das chuvas, tem janelas de vidro rachadas e a sujeira das paredes aponta a necessidade de melhorar a estrutura da biblioteca, como observa a universitária Rosenilda Pereira. “Seria bom se viesse alguém aqui dar uma reformada na nossa biblioteca”, reivindica.

A assessoria da Uespi garante que a antiga sala de leitura, que ficou danificada com a chuva já está sendo recuperada.

Fonte: G1 TV CLUBE

0 comentários:

Postar um comentário