Bases de Dados externas e links de interesse – Biblioteca Digital

domingo, 24 de fevereiro de 2013
   A primeira versão da Biblioteca Digital do Senado Federal está na internet desde 2002. Hoje, conta com assinaturas de nove bases nacionais, 12 estrangeiras e 31 periódicos eletrônicos, totalizando 52 recursos eletrônicos que englobam mais de 12 mil títulos entre revistas e livros.

   As Bases de Dados externas e links de interesse agregam um conjunto de dados nacionais e estrangeiros e links de interesse selecionados por serem fontes de pesquisa e informação para o Poder Legislativo. As bases oferecem acesso à referência bibliográfica, resumo ou texto integral de artigos de revistas científicas e de atualidade, conferências, livros e teses. A diversidade de conteúdo se concentra, em sua maioria, no Direito, mas há bases especializadas em outros assuntos tais como ciência e tecnologia, economia, administração pública, contabilidade, governança, orçamento público, entre tantos outros temas que possam ser objeto de legislação ou de discussão na Casa.

   
   Para que o acesso seja feito de forma simples , a lista de conteúdo foi dividida em três grupos: Bases de dados estrangeiras, Bases de dados nacionais e Periódicos eletrônicos. Foram selecionadas algumas bases de dados públicas para complementá-las, por serem bastante demandadas no processo legislativo, como a do IBGE, que fornecem dados relevantes sobre o Brasil.

  O acesso as bases de dados externas é feito através da página da Biblioteca. O público alvo, parlamentares e servidores, pode acessar o conteúdo diretamente, através  da rede de computadores do Senado Federal, por reconhecimento de IP. Algumas bases específicas, direcionada a determinadas áreas dentro do Senado, são restritas e só podem ser acessadas por meio de senhas. Conforme a diretora da Secretaria de Biblioteca (SBIB), Simone Bastos Vieira, o material restrito também pode ser acessado, bastando, para isso, que  o servidor procure a equipe de atendimento da Biblioteca do Senado Federal e solicite a pesquisa. A Biblioteca se encarregará de disponibilizar os documentos ao usuário.

  O público externo e  pesquisadores de todo o País também podem ter acesso às informações restritas, basta que entrem em contato com a biblioteca e  solicitem a pesquisa à equipe de atendimento ou utilizem os computadores disponíveis na Sala de Acessibilidade Digital .

   Segundo a diretora da SBIB, os maiores benefícios das bases são a riqueza, a qualidade e a atualidade das informações disponibilizadas por essas bases de dados. “A evolução científica e tecnológica das últimas décadas, a quantidade de informações geradas por essa evolução, principalmente em formato eletrônico, aliadas ao restrito orçamento das bibliotecas, não permitem que estas adquiram toda a gama de documentos necessária para atender aos seus usuários. Para atender a uma demanda crescente e cada vez mais exigente, a solução é a assinatura de bases de dados, que já fazem a seleção de conteúdos de qualidade com rapidez e disponibilizam aos seus assinantes”, comenta . 

   Conforme a diretora, o serviço vem sendo bem utilizado . "A simplicidade do acesso tem atraído os servidores, que quando passam a conhecer o serviço, ficam deslumbrados com a quantidade e qualidade das informações", diz. 

Para mais informações sobre pesquisas nessas bases de dados, entre em contato com a Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações Bibliográficas - SSPES pelo e-mail sbib@senado.gov.br, pelos telefones 3303-1267 ou 3303-1268 ou pessoalmente no balcão de atendimento da Biblioteca.

Imagem: Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho 
Fonte: Senado

0 comentários:

Postar um comentário