SÉRIE OS BIBLIOTECÁRIOS: BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR

quinta-feira, 12 de abril de 2012

   “A biblioteca é uma extensão da escola”
Illustration  Tumblr   Li isto em algum lugar, não me recordo onde, mas tem tudo a ver com a atuação do bibliotecário escolar. Fabiano Couto já inicia destacando que a função deste bibliotecário vai muito além do preparo técnico do acervo e empréstimos. Acredito que este seja o ambiente em que mais o bibliotecário tem a oportunidade de aplicar seu lado “agente de transformação social”.

  A escola é um espaço de construção de conhecimento, de personalidades, de formação critica e que necessita de atuação conjunta de diversos profissionais para seu desenvolvimento de seus alunos. Como falei anteriormente a biblioteca escolar é uma extensão da escola, ou seja, daquilo que é ensinado em sala de aula. O bibliotecário atuando em conjunto com a administração da escola, com professores, deve estar atento ao que é abordado em sala de aula para através de pesquisas oferecer fontes de informação tanto para os alunos quanto para os professores.


   
    Mas é importante também proporcionar o contato dos alunos com as mais diversos tipos de informação e em todos os suportes, como obras didáticas, pedagógicas, literatura, possibilitando sua formação cultural. Segundo o MANIFESTO IFLA/UNESCO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR http://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf- “Está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação”.


   O manifesto coloca como missão da biblioteca escolar: “A biblioteca escolar promove serviços de apoio à aprendizagem e livros aos membros da comunidade escolar, oferecendo-lhes a possibilidade de se tornarem pensadores críticos e efetivos usuários da informação, em todos os formatos e meios”.

  E o bibliotecário é parte fundamental deste processo. Uma das principais atividades que podem ser desenvolvidas pelo bibliotecário está direcionada ao desenvolvimento e incentivo à leitura. Realizar projetos como: a hora do conto, rodas de leitura, são fundamentais para despertar o gosto pela leitura e escrita nos alunos, bem como a valorização da escola.

Estão entre os objetivos da biblioteca escolar:

Apoiar e intensificar a consecução dos objetivos educacionais definidos na missão e no currículo da escola;
Desenvolver e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida;
Oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, imaginação e ao entretenimento;
Apoiar todos os estudantes na aprendizagem e prática de habilidades para avaliar e usar a informação, em suas variadas formas, suportes ou meios, incluindo a sensibilidade para utilizar adequadamente as formas de comunicação com a comunidade onde estão inseridos;
Promover leitura, recursos e serviços da biblioteca escolar junto à comunidade escolar e ao seu derredor.

   Cabe ao bibliotecário organizar a biblioteca de acordo com seu público e estar sempre disposto a contribuir com o desenvolvimento escolar e humano de seus usuários.

  E também aproveitando para lembrar a LEI Nº 12.244 DE 24 DE MAIO DE 2010 - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12244.html que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Ai estão inclusas as escolas que necessitam com certeza de bibliotecas e bibliotecários, que esta lei seja cumprida.

Fontes de pesquisa:
Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar- GEBE - http://gebe.eci.ufmg.br/
American Association of School Librarians (AASL) - http://www.ala.org/aasl/
LIBES - Literatura Brasileira em Biblioteca Escolar - http://libes.eci.ufmg.br/

REFERÊNCIA:
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecário escolar. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 125-132.

Ana Paula Lopes

0 comentários:

Postar um comentário