Ceará se junta ao projeto Iberbibliotecas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

   O Estado do Ceará é o segundo governo regional da América Latina que se vincula ao programa de cooperação Iberbibliotecas, informou nesta terça-feira o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc).
   A entidade da Unesco com sede em Bogotá afirmou em comunicado que o Ceará forneceu US$ 25 mil para o programa Iberbibliotecas. O programa foi criado neste ano por iniciativa da Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib) e do Cerlalc com o propósito de fortalecer a rede de bibliotecas públicas da região através da cooperação ibero-americana.
   "Levando-se em conta que o principal problema da América Latina é a educação, é importante que os governos da região acompanhem este processo que tem como objetivo fortalecer as bibliotecas, lugares fundamentais para a capacitação e alfabetização do ser humano", destacou o diretor do Cerlalc, Fernando Zapata.
 De acordo com os cálculos da Segib, caso os 21 países da região se juntem ao programa, poderão ser arrecadados ao redor de US$ 900 mil para apoiar às bibliotecas públicas. Para o secretário de Cultura do Ceará, Francisco José Pinheiro, sua incorporação ao fundo será "uma excelente oportunidade de intercâmbio com os países ibero-americanos, bem como para o fortalecimento do sistema estatal de bibliotecas públicas e para a modernização das bibliotecas municipais".
   A Segib e o Cerlalc consideram que as maiores beneficiadas com o programa serão as bibliotecas situadas em regiões vulneráveis e a produção de informação sobre bibliotecas públicas em cooperação com universidades, o que poderia promover a criação de novos centros na região.
   A diretora de Assuntos Culturais da Segib, Leonor Esguerra, afirmou que os reflexos positivos da cooperação regional para a cultura podem ser vistos no "sucesso de projetos como Iberescena e Ibermedia" nos últimos anos. "Agora é a vez das bibliotecas públicas, consideradas como os centros de conhecimento dos países", acrescentou Leonor.
   A cidade colombiana de Medellín se uniu a Iberbibliotecas no último mês de março, quando México, Espanha, El Salvador, Equador, Chile e Colômbia se associaram para criar o fundo que depois incorporou o Brasil.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário