A sede do Núcleo de Educação a Distância (Nead), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), localizada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, será inaugurada nesta sexta-feira (26), às 10h. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 500 mil, recursos oriundos de emenda de bancada, com contrapartida de recursos financeiros do Governo do Piauí, que chegam a 10% do total.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que vem a ser a gestora do sistema UAB, tem orientado as instituições que se fortaleçam criando espaços adequados para o funcionamento das atividades do ensino a distância”, afirma a professora Bárbara Olímpia Ramos de Melo, diretora geral do Nead/Uespi.
No espaço serão desenvolvidas atividades administrativas e acadêmicas referentes ao ensino à distância. Segundo a diretora geral do núcleo “funcionarão a direção do Nead e as coordenações de Tecnologia da Informação e de Comunicação, Produção de Materiais Didáticos, Pedagógica, Projetos e Documentações, Administrativo-Financeira, Polo e Logística; laboratório de informática, sala de videoconferência e auditório”, afirma.
Ainda de acordo com Bárbara Melo, a Capes está muito atenta à qualidade da modalidade ensino a Distância. “Na nossa instituição, especificamente, temos feito um rigoroso planejamento em nossas ofertas, procurando casar as demandas locais com a nossa capacidade humana e material. Atualmente, contamos com mais de 2 mil alunos matriculados em 6 cursos, sendo 3 de graduação e 3 de pós-graduação”, relata.
“Quando se fala em cursos de graduação a distância, parte da população pensa ser uma modalidade de graduação menos exigente e que requer menos estrutura que uma graduação presencial. Na verdade, não há diferença pedagógica entre os cursos presenciais e em educação a distância. “O rigor com relação à qualidade e ao funcionamento dos cursos parte de um dos princípios constantes no projeto pedagógico das graduações a distância, que precisam ser postos em prática a fim de garantir a oferta dos cursos, bem como seu funcionamento contínuo.
Os cursos ofertados na modalidade a distância seguem as mesmas orientações dos cursos presenciais, inclusive com avaliações presenciais, periódicas, feitas pela Capes – em se tratando de cursos em EAD – com o intuito de conhecer in loco se o projeto encontra-se dentro da proposta colocada para os cursos em educação a distância”, finaliza Bárbara Melo.
Fonte:
Elias Monteiro da Cruz Neto
0 comentários:
Postar um comentário