Casa Anísio Brito - Arquivo Público de Teresina 106 anos

quinta-feira, 16 de julho de 2015
Há 106 anos era criado o Arquivo Público do Piauí, espaço que se tornou o guardião do maior acervo documental do Estado e, consequentemente, peça essencial na construção e preservação da história nacional. Batizada de Casa Anísio Brito, recebeu esse nome em homenagem a Anísio de Brito Melo, educador e historiador que por muitos anos dirigiu a instituição.

Neste aniversário, o Arquivo ganha ares de modernidade com o lançamento do seu primeiro site institucional, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação do Estado. “A ideia é que possamos dar mais visibilidade a esse acervo que é tão rico. Aproximar a comunidade acadêmica, incentivar historiadores, jornalistas, enfim, pesquisadores de todas as áreas a fazer uso desse nosso patrimônio”, ressalta a coordenadora do Arquivo, Rosângela Carvalho.

História

O Arquivo Público do Piauí foi criado em 1909 pelo governador Anísio Auto de Abreu e oficializado pela Lei nº 533 do mesmo ano. Inicialmente, abrigava a documentação da Secretaria de Governo, abrangendo documentos dos séculos XVIII e XIX. Posteriormente, os arquivos permanentes dos Poderes Judiciário e Legislativo também passaram a compor o acervo da Casa, além de periódicos, fotografias, e livros.

Durante muito tempo, Arquivo, Biblioteca e Museu dividiram, sob a mesma administração, o edifício localizado no centro de Teresina, na esquina da Rua Coelho Rodrigues com a Rui Barbosa, passando a funcionar com exclusividade nesse mesmo endereço somente a partir de 1980.

Serviços

A Casa Anísio Brito funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, oferecendo ao público serviços de orientação à pesquisa; visitas guiadas (previamente agendadas); emissão de certidões; assistência técnica e assessoria aos arquivos das Secretarias Estaduais e Municipais; divulgação do acervo através de exposições, palestras e seminários; além de cursos de capacitação técnica.

http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htminfoid=389&sid=99&tpl=printerview

Cidadeverde.com


0 comentários:

Postar um comentário