Projeto piloto “Bibliotecas em Rede” será implementado em Sergipe

sexta-feira, 4 de abril de 2014
O Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade do campus de Sorocaba, em São Paulo, em conjunto com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), através de um Termo de Cooperação entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Universidade Federal de São Carlos, idealizou um projeto que visa utilizar a tecnologia em benefício ao cidadão. Trata-se do “Bibliotecas em Rede”, uma iniciativa desenvolvida para aprimorar, por todo o país, os serviços prestados à comunidade leitora.

Para que seja posto em prática, primeiramente, o projeto piloto será implementado em Sergipe. A escolha do Estado se deu em virtude do trabalho desenvolvido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), que é coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). “Estamos muito honrados e felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho e pela escolha do Estado de Sergipe para o lançamento do projeto piloto”, afirma Sônia Carvalho, coordenadora do SEBP e diretora da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED).

Em 2012, a equipe do SNBP esteve aqui e constatou que o estado possuía os requisitos necessários para receber essa etapa inicial. Nesta semana, a coordenadora geral do SNPB, Eliza Machado, esteve em Sergipe juntamente com representantes da Universidade Federal de São Carlos, para discutir com os demais envolvidos no projeto, o encaminhamento que será dado para o seu desenvolvimento. “Sergipe tem um trabalho ativo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, e tem se mostrado incansável na ampliação e qualificação dos seus municípios, bem como na busca por um aumenta no número de bibliotecas, por isso a escolha deste Estado”, explica.

Eliza afirma ainda que o fato de haver em Aracaju um número significativo de bibliotecas em pleno funcionamento e com bibliotecários atuando, também foi fundamental para o Estado sediar o projeto piloto. “Vale ressaltar que as bibliotecas que receberão o projeto deverão garantir conexão com a internet, além de ter os funcionários envolvidos nas atividades”, completa.

A ação tem por objetivo constituir uma rede colaborativa de informação entre bibliotecas, a partir do uso de tecnologias que ampliem e qualifiquem a comunicação entre essas instituições e a sociedade civil. A Universidade Federal de Sergipe será parceira do projeto piloto, envolvendo jovens, alunos, professores e pesquisadores de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Segundo Tereza Melo, que é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAS) e uma das idealizadoras do programa, existe muitos projetos de extensão no Núcleo de Tecnologia, Cultura e Sociedade da UFSCAS. “Porém, buscamos trabalhar sempre a tecnologia de outro ponto de vista. Atuando como uma ferramenta a mais nas relações humanas. Assim, o ‘Bibliotecas em Rede’ busca articular as bibliotecas para trabalhar de uma maneira a fortalecer esse serviço que é tão fundamental para a sociedade”, frisa.

O "Bibliotecas em Rede" atuará em seis unidades próximas: em Aracaju, além da BPED, o projeto será implantado na Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes de Alencar, Biblioteca Municipal Clodomir Silva e Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira; em São Cristóvão, na Biblioteca Municipal Livro Aberto; e, na Barra dos Coqueiros, na Biblioteca Municipal Maria Helena Reis de Moura.

Agência Sergipe

0 comentários:

Postar um comentário