Advogando pela biblioteca!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
   Já sabemos que o bibliotecário é “pau pra toda obra” dentro da biblioteca, são gestores; técnicos; relações públicas e também, advogados.  É isso mesmo! O bibliotecário constantemente, às vezes sem perceber, atua em defesa das bibliotecas e de seu trabalho e não só os bibliotecários, mas todos aqueles que acreditam no ideal destes centros de informação. O Manual das Pessoas que Advogam pela Biblioteca elaborado pela American Library Association (ALA) traz dicas de como os “defensores das bibliotecas” devem se portar diante de questionamentos  que atentam contra a atuação das bibliotecas:

Por que precisamos de uma biblioteca, quando podemos fazer pesquisas na Internet?

   Por que as bibliotecas precisam de dinheiro para livros, quando tudo está online?

   Para que mais funcionários na biblioteca, se não há demandas de trabalho?

   Quem trabalha em bibliotecas sabe o quão são constantes estes tipos de questionamentos, esse ceticismo em relação à biblioteca e bibliotecários.  É preciso estar preparado para rebater as “acusações” proferidas com sólidos argumentos; argumentos estes que também são necessários para obtenção de recursos, para compra de materiais, melhorias no edifício, contratação de funcionários, etc. Esse manual traz exatamente dicas de como se portar diante destas questões e como trabalhar essa “advocacia” dentro da biblioteca.

   Antes de qualquer coisa é essencial conhecer a sua biblioteca, a sua posição dentro da instituição, como ela é vista pela alta direção e estar informado de todos os processos, decisões que ocorrem no ambiente de trabalho, sem este conhecimento não há como defender, rebater acusações. O manual da ALA sugere a construção de uma rede de advocacia para responder pela biblioteca, um grupo com pessoas que queiram atuar como defensores, que podem ser da equipe de bibliotecários, funcionários, usuários, designando um coordenador responsável por estabelecer a comunicação com outras instituições ou pessoas que demandam uma posição da biblioteca sobre determinada situação. A montagem desta rede é importante para garantir a consistência das respostas dadas pela biblioteca e evitar a duplicação e desencontros de discursos. É importante manter todos informados da situação da biblioteca.

   Algumas dicas para manter transparência com os usuários e a alta administração é criar boletins informativos, determinar as formas de comunicação, se através de mídia, sites, blogs, contato pessoal, escolher um porta-voz que fale pela biblioteca em ocasiões que precisam ser dados esclarecimentos. Nestes posicionamentos é importante destacar as mudanças trazidas pelas bibliotecas; ser claro; sempre procurar passar uma mensagem em suas respostas; não ser negativo; pensar antes de falar; não ter medo de dizer que não sabe; focar no assunto; não fuja de perguntas difíceis, prepare-se para respondê-las. Veja um exemplo extraído do manual:

P. É verdade que os bibliotecários gastam dinheiro em DVDs que poderiam ser gastos em livros?

R. Isso depende de como você enfoca o assunto. Em alguns casos, os DVDs podem ser mais úteis do que os livros. Muitas coisas, como a aprendizagem de uma língua ou como reparar o seu carro são mais fáceis de aprender a partir de um DVD do que um livro. Os bibliotecários acreditam que as pessoas precisam de informação em todas as formas.

Outras dicas importantes são:

Concentrar o foco na solução, não no problema. Explique o que a biblioteca está fazendo para resolver a situação;

Pedir desculpas se for o caso. "Pedimos desculpas por qualquer inconveniente para nossos usuários. Estamos empreendendo nossos esforços para corrigir isso o mais rápido possível";

Certificar-se de ter todos os fatos antes de emitir uma resposta ;

Preparar materiais informativos tão prontamente quanto possível;

Identifique-se, qual sua posição dentro da biblioteca;

Seja grato. Expresse seu agradecimento pelo apoio recebido, bem como peça ajuda para os problemas atuais;

Planeje um evento na biblioteca. Qualquer evento durante o ano é uma oportunidade para mostrar a sua biblioteca.

   Comece a trabalhar a “advocacia” dentro de sua biblioteca, pois só quem trabalha e se utiliza destes centros podem falar sobre os mesmos. Acesso o manual completo aqui: http://www.crb8.org.br/UserFiles/File/Advogando%20pela%20biblioteca.pdf

Ana Paula Lopes

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