"REVOLUÇÃO BRASILEIRA - O GIGANTE ACORDOU!"

terça-feira, 25 de junho de 2013


REVOLUÇÃO BRASILEIRA - O GIGANTE ACORDOU: Opinião
http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/images.terra.com/2013/06/24/001cartazesbramexparte1ap.jpg
 
Por Cinthia Rodrigues
Nos últimos dias as ruas do Brasil se tornaram uma arena, onde milhares de brasileiros cansados de tanta corrupção e da falta de qualidade de vida se revoltaram, pacificamente ou não, na luta por um transporte público de qualidade, melhoria na educação e saúde, além da transparência no serviço público, ou seja, contra a PEC-37.

        Assim como na Revolução Francesa, que foi o estopim de uma população jogada a miséria, as revoltas no Brasil são reflexos de uma população que vive de pagar impostos altíssimos, sem retorno, ou como em Roma, uma nação não vive somente de pão e circo, ou de bolsa isso, bolsa aquilo. Uma nação democrática precisa de um governo que priorize a educação, a saúde e o direito de se expressar, e não que invista em obras desnecessárias, ou em obras fantasmas, como é o caso de milhares de escolas, hospitais e até mesmo bibliotecas.
Como é possível que em pleno o século XXI, em um país que tem como slogan “País rico é um país sem pobreza”, seja permitido que milhares de pessoas morram sem ter suas necessidades BÁSICAS supridas, enquanto os políticos enchem seus bolsos e cuecas com o dinheiro público.
Essas revoltas com certeza deixam claro para os governantes que a população agora está consciente de seus direitos e exige que o país da impunidade seja derrubado. Mas é necessário cautela, é necessário estarmos atentos às artimanhas da mídia e dos partidos políticos que aproveitam momentos como este para incitar uma falsa revolta contra o atual governo. Temos que ter clareza para entender que não foi somente o governo atual que instaurou a corrupção no nosso país, mas uma série de governantes anteriores e atuais.
Esse é um momento único na história do país que pode trazer grandes mudanças, mas temos que entender que grandes mudanças requerem tempo e um bom planejamento. As revoltas incitam a mudança, mas a mudança só vai ocorrer se a população passar a atuar mais firmemente na política, como votar conscientemente, cobrar dos governantes e ficar atento ao que esta sendo prometido em controvérsia do que realmente esta sendo feito, e principalmente conhecer a fundo como se faz democracia.
Sim, levantamos do berço esplêndido e descobrimos que juntos vamos mais longe. Pacificamente ou não, estamos lutando por melhores condições em todos os aspectos da vida pública e sabemos que a maior arma contra as desigualdades sociais e a corrupção é a informação, por isso bibliotecários e bibliotecárias do nosso Brasil vamos as ruas, disseminemos informação e conhecimento, façamos com que nossa população esteja armada da melhor forma possível, ou seja, com o conhecimento e argumentos bem fundamentados.
O conhecimento é o maior bem que temos e com ele sim podemos fazer do Brasil sem pobreza, pois como afirma o escritor John Naisbitt “a nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos”.

Cinthia Rachel Alves Rodrigues Coêlho é Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí e graduanda de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa) pela Universidade Federal do Piauí. E- mail: cinthia_rarc@hotmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário