Mochila mais leve: rede pública utilizará e-books

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

   
   Na esteira do crescimento do mercado de e-books no País, o governo federal faz um anúncio que promete dar ainda mais fôlego ao gênero: em 2015, alunos da rede pública receberão seus livros para o ano letivo em versão digital. A decisão, no entanto, não vai extinguir as obras didáticas impressas. Os estudantes receberão os livros nas duas versões.Os e-books deverão ter o mesmo programa da versão física e incluir conteúdos educacionais digitais como vídeos, animações, simuladores, imagens e jogos para auxiliar na aprendizagem. Para selecionar as obras a serem utilizadas por professores e alunos do ensino médio, foram abertas inscrições para as editoras dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

   O período de inscrição de obras segue até 21 de maio. De 3 a 7 de junho próximos, estará aberto o período de entrega de livros impressos e da documentação. De 5 a 9 de agosto, o de entrega de obras digitais e respectivos documentos. Vale salientar que continua permitida a apresentação de obras somente na versão impressa para viabilizar a participação das editoras que ainda não dominam as novas tecnologias. 

   Também é interessante ressaltar que mais ou tão importante quanto o software, é o treinamento dos profissionais que deverão orientar os alunos. Para isso, os 53 coordenadores estaduais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional e representantes de 18 universidades federais receberam, no ano passado, 5 mil tablets. Após o curso, eles treinarão multiplicadores, que serão os responsáveis por capacitar professores. 

   Dessa forma, os professores do ensino médio poderão preparar a aula no tablet e transmitir o conteúdo em um projetor interativo. O Ministério da Educação (MEC) transferiu recursos a 24 Estados e ao Distrito Federal para a compra dos equipamentos no valor de R$ 117 
milhões, o equivalente a 382.317 tablets, destinados a escolas públicas. 

   Foram licitados dois modelos ? um com 7"" e outro com 9,7"". A tela do equipamento tem resolução de 1.024 x 600 pixels, armazenamento interno de 16 Gb e processador de 1 Ghz. 

Fonte:

Veículo: Jornal do Commercio 
Editoria: Suplemento 
Repórter: Da redação 

0 comentários:

Postar um comentário