FIQUE DE OLHO NO USUÁRIO!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Reading, Learning, Sleeping. / SunnyMarry   Você bibliotecário, sabe quem são os seus usuários? Do que eles gostam? Por que vai a sua biblioteca? Se ele está satisfeito com seus serviços?

    Se não tem estas respostas, procure-as. Respondendo a estas questões você irá conhecer a quem atende e estará aplicando uma técnica muito conhecida e necessária às práticas biblioteconômicas: o estudo de usuários.

O que é?

   Fazer estudo de usuários em bibliotecas e serviços de informação consiste em identificar e analisar as necessidades, interesses e expectativas de quem frequentam e utilizam a biblioteca (usuários) e também de que não utiliza (não usuários). Procura explicar por que os usuários buscam informações, de que forma, como querem recebê-las, como eles avaliam os serviços oferecidos pela biblioteca, se estão satisfeitos, se a biblioteca supre suas necessidades informacionais.

Por que estudar o usuário?

   Primeiro porque o usuário é princípio, meio e fim do trabalho desenvolvido nas bibliotecas, também conhecê-lo é um importante passo para uma atuação eficiente da unidade de informação. Os usuários são diversos e suas necessidades também, pois evoluem em consonância com as mudanças sociais e tecnológicas. Por meio da identificação destas necessidades, anseios e reclamações dos usuários, seja ele 1.0, 2.0 ou 3.0 a biblioteca tem um instrumento para se avaliar e identificar seus pontos fortes e fracos e buscar formas de melhoria de serviços e produtos.  O estudo de usuário é desta forma, um instrumento de planejamento que direciona a formação do acervo, a aquisição de produtos e o oferecimento de serviços de acordo com a demanda identificada tornando-se assim mais útil aos seus frequentadores.

jesse kuhnComo fazer?

    Fazer um estudo de usuário consiste em pesquisar. É necessário aplicar métodos e técnicas eficientes de pesquisa e coleta de dados. Entre as mais conhecidas estão os questionários e as entrevistas. Os questionários são métodos quantitativos elaborados pelo bibliotecário com questões bem formuladas que podem ser fechadas, com respostas objetivas, ou abertas com respostas subjetivas. As entrevistas oferecem dados mais amplos, apesar de também seguir um roteiro, o entrevistador (bibliotecário) pode esclarecer melhor as questões, e sugerir detalhamentos nas respostas. Os dois apresentam vantagens e desvantagens, como tempo, fidelidade das respostas, entres outros que devem ser analisados para a escolha do melhor método.

    É preciso também planejar a realização do estudo, definir o que será estudado, que parcela dos usuários ou se todos se identificam; custos e infraestrutura da pesquisa, definir os métodos e coletar os dados. Analisar as informações, divulgar os resultados a toda a equipe e aos próprios usuários e o mais importante, aplicá-las na biblioteca, possibilitando mudanças.
Essa é apenas uma rápida noção de estudo de usuários, para informações vejam o livro USO E USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO de Maria Matilde Kronka Dias & Daniela Pires.
Ana Paula Lopes

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