SÉRIE OS BIBLIOTECÁRIOS: O BIBLIOTECÁRIO DA ÁREA MÉDICA

sábado, 7 de abril de 2012

RAQUEL MARÍN    “Àquele que sabe onde encontrar a ciência assemelha-se àquele que a possui.” 
(A. Mikailov)

    Esta frase disse tudo gente! Tudo o que se espera de um bibliotecário. É preciso conhecer as fontes, saber buscar... Mas já falei muito sobre isto em outros momentos. 
    Vamos logo a ele... O bibliotecário médico: olham só, mais um campo de trabalho surgindo ai!

    ‘Não é que o bibliotecário esteja curando pacientes.’  Mas ele pode atuar pra melhorar o atendimento às pessoas fornecendo informação aos profissionais da saúde, não só para solucionar casos de pacientes, mas também para estudo e desenvolvimento de pesquisas na área médica, servindo de alicerce a estes profissionais.

Fabiano Couto cita tópicos importantes de atuação: 
Busca de casos semelhantes ao problema do paciente;
Fontes que ajudem no diagnóstico do médico;
Pesquisa acadêmica para estudantes;
Disseminação de informação sobre saúde à população nos mais diversos meios de comunicação.
Agora deu pra sentir um pouco mais do trabalho deste profissional!

    É preciso também uma parceria entre médicos e bibliotecário para uma busca mais precisa, cada um com sua contribuição e está sempre atualizado com as novidades desta área que vive em constante evolução.

1928The LA Public Library’s 1928 bookmobile for the sick. (via cashprizes)
Fonte: acessohot.
  Pelo mundo afora este trabalho detém de grande importância, o bibliotecário médico chegou a ser reconhecido como profissão nos Estados Unidos em 1939 e ainda existem formações especificas para quem quer atuar nesta área... (outra realidade gente!), no Brasil também existem algumas iniciativas neste sentido como cita Fabiano, o curso de especialização em informação em ciências da saúde para bibliotecários e documentalistas pela UNIFESP - São Paulo, mas não sei se ainda em vigor, o programa de aprimoramento profissional na área da saúde, com duração de um ano através da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – FUNDAP em parcerias com outras instituições como: 

    Biblioteca Central do Hospital do Servidor Público Estadual - ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PARA BIBLIOTECÁRIOS E DOCUMENTALISTAS

Encontrei ainda:

    Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP- DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

      Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - BIBLIOTECONOMIA HOSPITALAR 

   Fabiano couto ainda menciona a Medicina Baseada em Evidências - MBE como procedimento que pode ser utilizado pelo bibliotecário. Segundo ele  se constitui de três etapas: formular uma questão objetiva, procurar artigos relevantes na literatura, avaliar sua validade e utilidade, implementar os achados na prática clinica. Evidências significam provas cientificas, estas retiradas da literatura e que depois de analisadas são aplicadas na prática médica.

Nesta prática atuam:
Médico- com a função de saber como aplicar a pesquisa e tomar a decisão clinica.
Doente: deve entender o processo para participar, já que este irá afetá-lo.
Bibliotecário - para o aceso à informação.

Mais fontes:
Lista de revista com acesso ao texto completo e gratuito: http://www.unifesp.br/dis/bibliotecas/index.php?pag=revistas.php
Grupo de Bibliotecários de Informação em Ciências da Saúde - GBICS/SC: http://gbicssc.acbsc.org.br/index1.htm
MEDICAL LIBRARY ASSOCIATION: http://www.mlanet.org/

Várias fontes de informação na área de saúde:
Site do Dr. Dráuzio Varella: http://www.saudevidaonline.com.br/

E eu citaria a BVS - Biblioteca Virtual em Saúde: 

    Na área médica é importante se utilizar das fontes mais atualizadas possíveis, principalmente os periódicos científicos, pois as informações encontradas provavelmente situarão a saúde do paciente. O Bibliotecário pode ser peça chave na área médica, isto dependerá de sua formação e atuação competente.

REFERÊNCIA
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. O bibliotecário da área médica. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 100-124.

Ana Paula Lopes

0 comentários:

Postar um comentário