SERVIÇO DE ATENDIMENTO EM BIBLIOTECAS DE ACERVO FECHADO (RELATOS DE EXPERIÊNCIAS)
Acervo fechado é aquele tipo de acervo que o aluno não pode pegar e tirar livros das instantes. Ele apenas solicita ao atendente o assunto que quer e escolherá dentre várias livros aquele que atender mais suas necessidades. Esse tipo de serviço ocorre muito em Faculdades particulares que muitas vezes tem o acervo e o espaço da biblioteca pequeno. Como não dar espaço para muitos alunos andarem, justifica o fato dessas Faculdades terem seu acervo fechado.
É comum que os auxiliares de biblioteca sejam os atendentes. O bibliotecário tem mais a função de gerenciador ou administrador de Bibliotecas, ou seja, catalogar, classificar, indexar, assinar documentos administrativos, orientar os funcionários (temas para uma próxima postagem!). Mas, como tudo tem um porém, o Bibliotecário pode e DEVE também ser o atendente. Atendente quando digo, é realizar empréstimos, dar o livro ao usuário (que pode ser aluno, professor ou funcionário), A seguir vou descrever
Caso 1
Um usuário chega e pede livros que falem de Farmacologia. Você digita no sistema o assunto e ele te dar como resposta a relação de vários livros com o tema pesquisado. Você anota as classificações dos livros vai até a instante e oferece ao usuário aqueles livros que ele deseja escolher. Depois de alguns segundos, o livro x é escolhido, você faz o empréstimo e pronto.
Caso 2
Outro usuário aparece pedindo um livro que fale de sistema circulatório. Você digita no sistema da biblioteca e não tem nenhuma resposta. Você pede pra ele falar o nome do autor, e ele fala Dangel e Fatine. Você digita e ainda sim não vem nada. O usuário fala que seu colega já pegou esse livro na biblioteca. E agora?
Dicas para o caso 2
Na hora de guardar os livros nas instantes (você que é estagiário vai fazer isso muito!) sempre é bom prestar atenção naqueles livros mais emprestados. Folhei-o, olhe o sumário, o autor, etc. Se fizer isso vai descobrir que no acervo tem o livro “Anatomia Humana: sistêmica segmentar” é escrito pelos autores DANGELLO & FATTINI e que o mesmo tem no sumário um capítulo sobre sistema circulatório.
O que podemos aprender com o caso 2 ?
Para conhecer o acervo de uma biblioteca, saber em qual prateleira se encontrar o livro x, saber o assunto que se trata o livro x, depende da EXPERIÊNCIA. E isso vem com o tempo. Você não vai aprender rapidamente ou em menos de uma semana. Vai levar muito tempo. Se olhasse todos os livros num mesmo dia atrapalharia o andamento de outras atividades. Por isso comece devagar. Sempre busque o Google para auxiliá-lo, nessas horas a internet é fundamental.
Caso 3
O usuário chega pedindo o livro que fale sobre “glossário farmacêutico”. Você vai ao acervo, associa o tema com Farmacologia, mas no sumário não tem nada do que ele disse. E agora?
Dicas para o caso 3
No acervo fechado, os livros são guardados por assuntos para tornar a busca mais ágil. No acervo em volta dos livros de Farmacologia há um livro chamado: “Oncohematologia” e no seu sumário tem o capítulo “glossário do farmacêutico”.
O que podemos aprender com o caso 3 ?
Às vezes torna-se importante olhar aquele livro que é pouco emprestado.
Walter Luis de Sousa Santos
Estudante de Biblioteconomia 7º Bloco
wlsssantos@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário