SÉRIE OS BIBLIOTECÁRIOS: O COORDENADOR DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO

quarta-feira, 7 de março de 2012
The Librarian by *W4M1    Fabiano Couto aborda em seu livro o coordenador de unidades de informação (UI) não como o bibliotecário propriamente, mas como outra pessoa a que ele esteja subordinado, destacando as possíveis dificuldades de se trabalhar quando não se tem um bom coordenador. Mas prefiro aqui situar nesta posição de administrador o próprio bibliotecário, pois hoje os bibliotecários também são administradores! Estão a frente de UI e são responsáveis por sua gestão, terão que tomar decisões, planejar, líder, orientar, talvez contratar, demitir... E por ai vai. É uma atividade que cabe a nós, mesmo estando subordinados a outras pessoas.

   Fabiano Couto já inicia as considerações acerca deste profissional com a citação de Philip Kotler importante teórico da administração:
“Pense globalmente, haja localmente”

     Pensar no todo ou holisticamente é com certeza uma das prerrogativas paras ser um bom administrador de UI, este nunca deve estar centrado apenas no seu ambiente de trabalho, mas sim no que acontece ao seu redor e em como isto afeta sua instituição. Por isso a importância da atualização principalmente no que se refere a questões de planejamento, administração, gestão de pessoas.
 
    O administrador além de ser responsável por sua instituição também terá que liderar uma equipe e ainda atentar-se a sua responsabilidade perante administração superior. É uma grande responsabilidade! É preciso gerenciar recursos físicos, humanos e principalmente financeiros visando à otimização de sua UI. 

    Saber lidar com a equipe, estar aberto a novas idéias e também ser exigente com a qualidade do serviço, pois é isso que caracteriza e diferencia o bibliotecário: sua organização (sempre ouço isso da minha chefe, uma ótima administradora!). Mas não seja tão exigente a ponto de ser chato (muita gente acha isso dos bibliotecários!) isto prejudica a atuação da equipe. Bom o negocio é saber liderar, com diálogo, motivação, compreensão para que a qualidade flua naturalmente sem pressão e exigências.

    Não vai ser fácil, asseguro! Mas essas habilidades só a experiência nos dará e claro, uma personalidade e postura empreendedora também ajuda. E esta é ma das primeiras competências colocadas por Fabiano Couto ao coordenador de UI:       

*      Empreendedor- estar alerta às necessidades da UI, planejar novos projetos;

*      Líder- capacidade de coordenar, aplicar objetivos, fazê-los cumprir;

* Planejador- planejar com toda a equipe as estratégias para cumprir metas, saber contratar e demitir;

*    Focar os objetivos nos usuários- em nosso trabalho eles são sempre o inicio e o fim dos esforços empreendidos;

* Alocar recursos- saber negociar;

*    Disseminador- sempre comunicar as atividades desenvolvidas;

*    Monitor- orientar a equipe;

*      Relações públicas- representar a sua UI;

*     Controlador de distúrbios- resolver conflitos entre a equipe e também com usuários, isso sempre ocorre muito;
Avaliar desempenhos- estar atento a qualidade do serviço, sempre treinando e ouvindo sua equipe;

* Saber delegar- distribuir tarefas a pessoas certas;
      
*   Servir de exemplo- aqui não tem essa de “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”, o coordenador servirá de exemplo para sua equipe e deve agir como gostaria que eles agissem.
  
    São muitas competências e responsabilidades... Imaginem um estudante recém formado que se depara com UI para administrar, deve assustar um pouco! Principalmente considerando que a nossa formação (pelo menos aqui no Piauí) foca muito pouco essas questão, o que prejudica o desempenho dos estudantes.
Mas o jeito é se jogar, buscar informações e aprender fazendo!

REFERÊNCIAS
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecário coordenador de unidades de informação . In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 44-52.
Ana Paula Lopes

0 comentários:

Postar um comentário