SÉRIE OS BIBLIOTECÁRIOS: O BIBLIOTECÁRIO DE PERIÓDICOS

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

logo_scielo por Soporte Estudiantil DACS   E Fabiano Couto ainda me aparece com esse tal de bibliotecário de periódicos. É realmente somos vários em um, as atividades se multiplicam! “E o salário ó” (como já dizia o mestre Chico Anízio)

   Como é de praxe, a frase inicial:
  “A literatura é sempre uma expedição à verdade”. (Franz Kafka)

   E essa expedição por periódicos é sempre vasta, assim como sua literatura. É imensa... Imensa mesmo! a quantidade periódicos publicados, nas mais diversas áreas do conhecimento, com os mais diversos assuntos, periodicidades, línguas. O bibliotecário certamente ficará meio “perdido” em meio a tantas opções.


   Isso por que o bibliotecário de periódicos é responsável por adquirir e controlar as publicações periódicas dentro de sua instituição. Então é preciso atentar-se aos periódicos mais relevantes e com temas de interesse para sua unidade de informação. E como avaliar periódicos? Fabiano Couto comenta alguns fatores de qualidades dos periódicos que devem ser observados: 

Awesome Brochure and Print Design Inspiration  Abduzeedo  Graphic Design Inspiration and Photoshop Tutorials   Originalidade do tema, validade, regularidade de publicação e periodicidade, adequação ás normas da ABNT, apresentar o ISSN (Número Internacional de Identificação para publicações periódicas) < http://www.issn.org/ >, número significativo de artigos originais, apresentação gráfica, entre outros.

   E ainda é possível avaliar por meio de seu fator de impacto que mostra o número de vezes que o periódico é citado num determinado período de tempo dividido pelo número de artigos que possui. Este fator de impacto é fornecido pelo ISI (Institute for Scientific Information) com índices de citação disponíveis por assinatura ou através da web of science que tem acesso gratuito nas universidades federais pela CAPES. 

   Encontrei este artigo que fala um pouco sobre este fator de impacto:

   Fabiano couto também cita avaliação feita pela Base Qualis projetado pela
CAPES, onde são atribuídas, de certa forma, notas aos periódicos. Deem uma olhada: 

   E ainda os critérios adotados pela Scielo na seleção de periódicos:

   Existem muitas fontes de pesquisa de periódicos eletrônicos com muita 
informação disponível e de acesso livre, estas são muito importantes de se  conhecer  
pois  a assinatura de periódicos se torna muitas vezes onerosa. 

Temos :

SCIELO
Uma fonte riquíssima de informação, nas mais diversas áreas do conhecimento e em vários idiomas.

Base de dados brasileira do prossiga
CCN (Catálogo Coletivo Nacional), catálogos de periódicos do IBCTI.

   Algumas das atribuições do bibliotecário de periódicos são:
Adquirir as publicações por compra doação ou permuta;
Controlar o recebimento dos fascículos;
Renovações de assinaturas; 
Catalogação das publicações;
Indexação dos periódicos e artigos dos periódicos;
Controlar a circulação, caso sejam emprestados.

   É ter aqueles mesmos cuidados de saber o que é realmente necessário á sua biblioteca e a seus usuários, aquilo que cabe no seu orçamento e tratar bem o material para que a grande quantidade de informação que possui seja recuperada.

REFERÊNCIA
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da.  Bibliotecário de periódicos. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 90-99.
Ana Paula Lopes

0 comentários:

Postar um comentário