SÉRIE OS BIBLIOTECÁRIOS: O BIBLIOTECÁRIO DE AQUISIÇÃO

sábado, 24 de março de 2012

   “A bela encadernação sofre com a obrigação de vestir o mau texto.”

inspireplease: STUMBLEPHOTO.   É... Carlos Drummond de Andrade, cuja frase encabeça o texto sobre este profissional, foi fundo agora! E diretamente no consciente do bibliotecário de aquisição, colocado de forma prática por Fabiano Couto como       “[...] o responsável pela aquisição das obras que serão adquiridas pela instituição, levando em consideração a sua importância, as necessidades dos usuários, a língua que o documento foi editado, entre outros fatores.”



   Aqui não pode haver aquela história de “julgar o livro pela capa” não! O processo de aquisição é uma atividade séria que influência muito na qualidade da biblioteca. O acervo deve refletir a real necessidade da biblioteca e de seus usuários, não servir a caprichos de bibliotecários ou de quem quer que seja.

-1604-. Комментарии : LiveInternet - Российский Сервис Онлайн-ДневниковNa teoria é um processo aparentemente simples que envolve:

Identificação da necessidade do usuário;       
Levantamento do material;          
Análise de custos;
Escolho dos fornecedores;
Solicitação; 
Pagamento;
Checagem de todo o processo.
 
   
   
   Bom, mas na prática podemos nos deparar com muitos obstáculos principalmente questões financeiras e burocráticas.  Então é preciso que este profissional saiba procurar as melhores fontes de aquisição, manter um bom contato com a direção da unidade de informação e saber negociar.

   Sem mais delongas, recordo-me que já escrevi sobre aquisição de materiais aqui para o blog, utilizando outra fonte. Então para que não me torne repetitiva leiam:
  Lá vocês encontrarão mais informações !

Lembrem-se:  "Desconfia dos livros, que papel aguenta muita lorota"
(Graciliano Ramos)

REFERÊNCIA
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecário de aquisição. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 87-89.

Ana Paula Lopes

0 comentários:

Postar um comentário