"Finalmente, quando os equipamentos e programas certos estão no lugar certo, os gerentes estão mostrando que a boa tecnologia informacional e o bom uso da informação não são a mesma coisa." Thomas H. Davenport.
A parte em destaque na citação de Davenport já nos dá uma boa noção de quem é este bibliotecário de sistemas e qual sua função no ambiente de uma unidade de informação. Sabemos que só tecnologia não adiante, é preciso de alguém que saiba manipulá-la adequadamente tornando-a realmente útil. E com os sistemas de bibliotecas não é diferente, existem inúmeros sistemas para gerenciamento de bibliotecas, nesses sistemas serão cadastrados o acervo da biblioteca, informações sobre usuários, onde serão feitas pesquisas... Inúmeras informações sobre a instituição farão parte deste sistema. Portanto é necessário que o sistema esteja adequado a cada biblioteca, a seus usuários e principalmente que seja adequadamente alimentado. É ai que atua o bibliotecário de sistemas.
Quando o autor coloca esta função do bibliotecário de sistemas ele se refere à indexação de termos, à pesquisa de informações, pois elas serão recuperadas assim como foram alimentadas e se não há uma inserção correta e adequada de dados no sistema, estas talvez não sejam recuperadas pelo usuário da forma como ele necessita. Então o bibliotecário de sistemas busca otimizar os sistemas de bibliotecas de modo a facilitar sua utilização pelos usuários.
A formação em Biblioteconomia e também em Sistemas de informação é ideal a atuação deste profissional e também ao desempenho e desenvolvimento da própria biblioteca, pois sistemas que são desenvolvidos por bibliotecários ou com a orientação destes, tendem a ser mais eficientes à biblioteca, já que o bibliotecário conhece a rotina, as atividades desenvolvidas dentro de uma biblioteca e as próprias atividades da biblioteconomia, possibilitando a construção de um sistema que atenda a todas as suas necessidades de armazenamento e manipulação de dados de dados. É importante também o bibliotecário trabalhar em conjunto com analistas de sistemas para ajudá-lo no desenvolvimento no sistema da biblioteca.
E não poderiam faltar alguns requisitos básicos para se atuar bem nessa área, segundo Fabiano Couto:
• Cultura geral (todos os bibliotecários precisam), mas principalmente em relação às novidades tecnológicas, buscando melhorar a informatização da biblioteca;
• Conhecimentos de informática, banco de dados, sistemas operacionais, programação;
• Conhecer as novas tecnologias na área biblioteconômica, como o MARC na catalogação.
Ainda segundo Fabiano couto a rotina deste profissional envolve:
• Planejamento e seleção de sistemas para bibliotecas;
• Comunicação com fornecedores de softwares;
• Manutenção do sistema
• Supervisão de alterações das paginas web, controlar aparência e funcionamento dos módulos de catalogação, circulação, aquisição no sistema;
• Definir dados do sistema como: tipos de materiais, cadastro e limitação de usuários, multas, reservas e renovações, entre outros;
• Geração de relatórios, dados estatísticos.
Bom, este bibliotecário será o responsável pelo gerenciamento do sistema da biblioteca, fazendo com que o mesmo atenda tanto as necessidades da instituição quanto a de seus usuários. Para finalizar listarei aqui alguns dos softwares de bibliotecas mais conhecidos extraídos de:
http://biblioteconomiaparaconcursos.com/2007/08/24/softwares-para-bibliotecas/
Sistemas pagos:
PERGAMUM:
http://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/
SOPHIA:
http://www.primasoft.com.br/2006/index.php
SIABI:
http://www.siabi.com.br/
ALEPH:
http://www.exl.com.br/aleph.htm
ALEXANDRIA:
http://www.alexandria.com.br/?gclid=CLCDgs2cr64CFcGc7QodNAyzQQ
Sistemas livres / gratuitos:
BIBLIVRE:
http://www.biblivre.org.br/joomla/
Para baixar o manual do sistema Biblivre acesse:
http://download.biblivre.org.br/Manual_Biblivre_3.pdf
SCOBI:
http://www.superdownloads.com.br/download/37/scobi-2010/
Dêem uma olhada nos sistemas, é sempre bom conhecer...
REFERÊNCIA
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Bibliotecário de sistemas. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 27-32.
Ana Paula Lopes e Lorena Ramos
0 comentários:
Postar um comentário