Servidores técnicos da Ufpi entram em greve por tempo indeterminado

sexta-feira, 17 de junho de 2011
Atualmente, das 51 instituições federais de ensino 43 já aderiram à greve



Os estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), estão sendo impedidos de estudar na Biblioteca Central da Instituição. Os alunos estão sendo barrados na porta da Biblioteca, opoturnidade na qual são informados que, após assembléia realizada na última quarta, dia 15, os servidores técnicos administrativos da UFPI decidiram por unanimidade pela deflagração de greve por tempo indeterminado e por conta disso o local só pode ser utilizado para o empréstimo, renovação ou devolução de livros.
Segundo uma das servidores da BBC da UFPI, nas demais bibliotecas setoriais os serviços também estão suspensos. "Todos os servidores estão de greve, somente os bolsistas estão trabalhando, mas isso porque é o jeito", conta a técnica que não quis se identificar.De acordo com o sindicato da categoria, o motivo que levou a essa decisão foi a falta de propostas do governo federal com relação às pautas de negociação estabelecidas em reuniões do próprio governo com a Federação Brasileira dos Técnicos das Universidades Brasileiras - Fasubra.



Segundo o comando de greve, atualmente, das 51 instituições federais de ensino, 43 já aderiram ao movimento grevista, o que corresponde a aproximadamente 85% das universidades do país. As demais Instituições Federais de Ensino - IFES estão realizando assembléias e até o final da semana esse número poderá ser maior, com a participação dos Campis da UFPI de Parnaíba, Floriano, Picos e Bom Jesus.
No dia 1º de junho, em uma plenária nacional da Fasubra, foi decidido pela deflagração da greve em todas as universidades federais a partir do dia 06 de junho. No entanto, para aprofundar o debate sobre o movimento e visando dar uma ampla divulgação sobre os motivos que desencadearam a greve, somente ontem (15/06) foi decidido pela adesão da Universidade Federal do Piauí ao movimento grevista.
A pauta de reivindicação da categoria é a apresentação de recursos orçamentários para serem alocados no piso da Tabela Salarial para 2011 ou 2012, piso salarial de três salários minímos, ampliação dos direitos dos aposentados e reajuste de benefício.
A próxima assembléia está marcada para a próxima quarta-feira (22/06), onde serão debatidos todos os informes do comando de greve nacional, bem como o andamento das interpelações junto ao governo, já que atualmente foram suspensas todas as reuniões de negociação com a categoria.
Restaurante Universitário também deixa de funcionar
Uma das trê unidades dos Resturante Universitários também deixa de funciona. O RU Central que fica localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN), não prestará serviços por tempo indeterminado. Em decorrência da greve dos servidores Técnicos Administrativos da UFPI, o serviço só continuará sendo oferecido em horário normal nas unidades RU II (ao lado da Biblioteca) e RU III (CCA).
 Fonte: Portal O DIA

0 comentários:

Postar um comentário