MARKETING E BIBLIOTECAS

segunda-feira, 21 de março de 2011
  O processo de globalização que invadiu a sociedade transformou intensamente as diversas estruturas sociais. Não há mais distâncias para as novas tecnologias de comunicação. Ampliam-se os mercados, os concorrentes e as empresas se deparam com o desafio de sobreviver neste ambiente competitivo e com a biblioteca não é diferente, elas são também empresas que precisam sobreviver. Neste ponto surge o marketing, mais uma herança americana incorporada ao nosso país que se tornou uma importante “arma” de competição no mercado. Marcos Cobra (1997, p.19) relata curiosamente ser “a cobra (não o autor, mas o animal mesmo) quem primeiro aplicou intuitivamente o conceito de marketing, quando usou técnicas de persuasão para ‘vender’ a ‘maça’ a Eva e, esta, a Adão.” Mas o marketing vai além de simples técnica de vendas, podemos considerá-lo como processo de análise de mercado que identifica as necessidades e desejos dos consumidores, as oportunidades de mercado, analisa estas informações e retorna resultados e soluções para a empresa que a partir daí estabelecerá sua ação no mercado, determinando que produtos sejam oferecidos, onde, como e a quem serão ofertados. 

  Assim como a marqueteira cobra, os bibliotecários também precisam se utilizar do marketing para “vender” sua biblioteca. A grande idéia é centrar toda a atenção no usuário, é pensar nele em todas as etapas de estruturação da biblioteca. No processo de marketing o bibliotecário precisa estudar o mercado da informação identificando o melhor segmento para a sua biblioteca, novos serviços e tecnologias e principalmente buscar respostas para perguntas como: quem freqüenta a nossa biblioteca? Quem é ou poderão ser os nossos usuários?  O que eles esperam da nossa biblioteca? Estão satisfeitos?  O que fazer para melhorar nossos serviços?  A partir deste estudo é possível determinar a melhor localização para a biblioteca, forma de acesso, composição do acervo, produtos e serviços a serem oferecidos. Tudo isto de acordo com o desejo do usuário, aumentando as possibilidades de sucesso da instituição. Depois de tudo estabelecido conforme a necessidade do usuário é preciso levar isto até ele através de formas de divulgação, um dos pontos fortes do marketing. Utilizando-se do marketing o bibliotecário tem em mãos a “chave” para fazer da biblioteca um órgão mais útil e reconhecido.
Ana Paula Lopes
Estudante do 5° período de biblioteconomia UESPI

REFERÊNCIAS
COBRA, Marcos. A conceituação do sistema de marketing. In:______. Marketing Básico. 4. Ed. São Paulo: Atlas. 1997.552 p. cap.1.

OLIVEIRA. Sitas Marques De. Marketing e sua aplicação em bibliotecas: uma abordagem preliminar. Ciência da Informação, Brasília, v.14, n.2, p.137-147, jul./dez.1985.

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o artigo! Parabéns Ana Paula.

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