Curso de capacitação de bibliotecários ocorre pela primeira vez em Teresina.

segunda-feira, 19 de julho de 2010
Para tornar as bibliotecas em espaços mais integrados às perspectivas da sociedade, foi realizado um curso de capacitação para mediadores e profissionais que atuam nesses espaços públicos. As aulas começaram dia 7 deste mês, com duração de 40h, que ocorreu no dia 11 no Museu do Piauí. No caso o  curso foi Patrocinado pela Petrobrás e sendo ministrado pela bibliotecária pernambucana Andréa Galhardo. O curso reúne estudantes de biblioteconomia, assistentes administrativos e profissionais da área para discutirem e estabelecerem ideias e propostas que incentivem a atuação dos usuários nas bibliotecas.


Contrapondo os dados da pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, que confirmou a existência de apenas 81 bibliotecas no estado do Piauí, o coordenador de bibliotecas da Fundação Monsenhor Chaves e organizador do curso, Gleydson Rodrigues, relatou que atualmente no Piauí existem cerca de 200 bibliotecas funcionando no estado e que em apenas 6 municípios não foram instaladas uma biblioteca ainda.

Em Teresina, são sete bibliotecas públicas municipais e uma comunitária mantidas pela Fundação de Cultura Monsenhor Chaves. As bibliotecas renovam o acervo periodicamente para disponibilizar mais conhecimentos aos usuários. “O curso para os bibliotecários é muito valorizado, pois a demanda é enorme. Com essa capacitação dos bibliotecários, a sociedade só tem a crescer em termos de conhecimento e desenvolvimento pessoal”, adverte o coordenador.

O curso, destinado aos bibliotecários, é fruto do projeto Amigos da Biblioteca Pública. “O projeto tem uma visão diferenciada da biblioteca, pois passa a ser vista como um espaço integrado à comunidade e aos cidadãos, e o bibliotecário passa a ser visto como um interveniente de ação social. Muda completamente o paradigma daquela biblioteca restrita somente a uma função técnica e passa para uma ação mais efetiva, no sentido de transformação da sociedade e que ajuda a comunidade a se tornar um espaço cidadão”, afirma Andréa Galhardo. 

Fonte: Prefeitura Municipal de Teresina.

0 comentários:

Postar um comentário