Piauí é o estado que tem menos municípios com bibliotecas do país

quinta-feira, 24 de junho de 2010
Vejam só esta pessoal ! Seria um descaso informacional no nosso Estado ?
Pesquisa da FGV, encomendada pelo Ministério da Cultura, revela o perfil das Bibliotecas Públicas Municipais (BPMs) de todo o país. Mapeamento permitirá o aperfeiçoamento das políticas para o setor.

  O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais mostra que, em 2009, 34% dos municípios do Piauí possuíam ao menos uma biblioteca aberta, o que corresponde a 81 bibliotecas em 77 municípios. É o mais baixo índice nacional. Em 63% dos casos, as BPMs ainda estão em fase de implantação ou reabertura e em 3% estão fechadas, extintas ou nunca existiram. Considerando apenas aquelas que estão em funcionamento, são 2,57 bibliotecas por 100 mil habitantes.

CONTRASTES:
Seis municípios receberão o kit de implantação de bibliotecas

O estado do Piauí tem apenas seis municípios que receberão o kit de implantação de bibliotecas. No Nordeste são 161 cidades sem BPMs – maior número nacional. Segundo a pesquisa, 34% dos municípios do estado possuem o equipamento. As cidades que não receberão kits já estão reabrindo ou implantando suas bibliotecas.

A região tem uma média de 2,23 bibliotecas por 100 mil habitantes. No Piauí são 2,57. Omunicípio do estado com maior número de bibliotecas por 100 mil habitantes é Parnaíba (0,68). O pior índice do estado é em Teresina (0,62).




No Piauí usa-se mais a BPM para pesquisa escolar
Os usuários das BPMs no Piauí vão mais ao local para pesquisas escolares (78%) que a média nacional (65%). Ninguém freqüenta o estabelecimento para o lazer. O índice brasileiro é 8%.
Os assuntos mais pesquisados nas bibliotecas da região são Geografia e História (83%); Literatura (81%); e obras gerais – enciclopédias e dicionários – (78%). A resposta a esta questão era de múltipla escolha e, portanto, a soma é superior a 100%.
 
Frequência dos usuários a biblioteca é menor que a média nacional 
Segundo o levantamento, a média de visita às BPMs é de 1,3 vez por semana, abaixo do índice nacional (1,9/semana).
Acervo médio das BPMs é entre 2 mil e 5 mil volumes



 A maior parte das bibliotecas têm acervo de 2 mil a 5 mil volumes (59%). Nas demais faixas são: entre 5 mil e 10 mil (21%), abaixo de 2 mil (12%) e acima de 10 mil são (7%). Na média brasileira, as bibliotecas têm acervo entre 2 mil e 5 mil (35%).

 
Média mensal de empréstimos menor que a nacional
O Piauí tem média de empréstimo de 139,7 livros por mês, abaixo da nacional (296/mês).
BPMs no Piauí não oferecem serviço para deficientes visuais
Nenhuma das BPMs oferece serviços para deficientes visuais (audiolivros, livros em Braille, etc), índice inferior ao nacional (9%). No caso de serviços especializados para surdos-mudos, deficientes mentais ou físicos, o índice sobe para 9%. Nesse caso, a média nacional é 6%.
 
BPMs que funcionam à noite são mais que a média nacional
À noite, 37% das bibliotecas do Piauí estão abertas, mais que a média nacional (24%). Segundo a pesquisa, a grande maioria dos estabelecimentos funciona de dia, de segunda à sexta (99%). O índice é igual ao nacional. Mas a pesquisa mostrou também que 9% abrem aos sábados – menos que a média brasileira (12%) – e nenhuma aos domingos (o índice nacional é de 1%).
 
Menos da metade dos estabelecimentos têm internet
No estado, 28% das bibliotecas têm internet, abaixo do índice nacional (45%). E em apenas 17% das BPMs os usuários têm acesso à rede, número inferior à média brasileira (29%).
  Bibliotecas do Piauí têm mais funcionários que a média nacional
As BPMs do Piauí têm mais funcionários (4,3) que a média brasileira (4,2). O levantamento mostra que 79% dos dirigentes das bibliotecas são mulheres e maioria dos tem nível superior (51%). No Brasil são 84% mulheres e 57% com nível superior.

Fonte:http://www.cabecadecuia.com/  (Publicado 24/05/2010).
(Texto Adapatado 'By' Bibliotecários PI).

1 comentários:

gleydson Rodrigues Santos disse...

Prezados amigos.

Hoje, 2012, nosso Estado, não possui nenhum municipio sem biblioteca pública municipal. conseguimos atender, instalar e modernizar bibliotecas em 178 municipios piauienses.

Fonte: Sistema Estadual de Bibliotecas Pública do Piauí 86-3221 3829

Postar um comentário