Momento, Charles ammi Cutter !

domingo, 4 de maio de 2014
14 March 1837 - 6 September 1903.

Nascido em Boston, Massachusetts, Cutter Foi nomeado bibliotecário-assistente de Harvard Divinity School, enquanto lá Ainda era estudante. Após a formatura, trabalhou como cortador de um bibliotecário na faculdade de Harvard, onde ele publicou uma tabela para individualizar autores, na qual cada nome pode ser distinguido por uma inicial acompanhada por 1, 2, ou 3 algarismos.

Sua contribuição mais significativa foi  Para o campo da ciência da informação no Desenvolvimento da Tabela denominada cujo seu nome por 'Tabela de Cutter'. Este sistema influenciou o desenvolvimento da Biblioteca do Congresso. Como parte de seu trabalho neste sistema, ele desenvolveu um sistema de tabelas alfabético usado para abreviar os nomes dos autores e gerar números de chamada única. Este sistema de números (números "Cutter") é usado ainda hoje em bibliotecas.

Cutter foi um dos 100 membros fundadores, da American Library Association de 1876.

Enquanto Cutter trabalhava na biblioteca de Harvard Cutter adquiriu a coleção de livros do professor Lucke da Universidade de Göttingen.  Sua coleção dobrou o tamanho da biblioteca de Harvard. Portanto, eles tinham Charles Cutter e Charles Noyes em reescrever todo o catálogo e incorporar os novos livros. Cutter foi fortemente influenciado pelo chefe de catalogação de Harvard, Dr. Ezra Abbot.

Em 1868 Cutter aceitou uma posição na biblioteca Athenæum Boston. Um dos seus principais objetivos era publicar um catálogo completo (dicionário) para sua coleção. Um dos objetivos era SEUS Principais Catálogo era publicar um dicionário completo a SUA Coleção. O bibliotecário e auxiliares anterior tinha estado a trabalhar sobre isso quando ele saiu. Cutter foi o bibliotecário no Ateneu de Boston para vinte e cinco anos. Em 1876, Cutter foi contratado pela Secretaria de Educação para ajudar a escrever um relatório sobre o estado das bibliotecas para o Centenário. Em 1876, Cutter Foi contratado Pela Secretaria de Educação Para a ajudar a escrever um Relatório Sobre o estado das Bibliotecas Para o Centenário. A parte de dois deste relatórios foi a sua Regra para o catálogo dicionário.  Ele também foi o editor do Jornal da biblioteca 1891-1893. 

Dos muitos artigos que ele escreveu durante este tempo, um dos mais famosos foi um artigo chamado "O Búfalo da Biblioteca Pública em 1983". Nela, Escreveu Que Ele Achava de Uma Biblioteca séria Como cem anos sem Futuro. Ele gastou muito tempo discutindo aspectos práticos, tais como a biblioteca organizada, iluminação adequada e umidade controlada no ar para preservar os livros. Ele gastou Aspectos seguido por longo tempo discutindo Práticas, Ele também discutiu uma versão primitiva do empréstimo entre bibliotecas. Depois que ele tinha sido no Ateneu por um tempo, um novo grupo de reformadores começaram a surgir. Eles não foram tão favoráveis para Cutter e as suas reformas, por isso a relação azedou.

Em 1893, Cutter enviou uma carta para os administradores que não iria procurar para renovar seu contrato no final do ano durante a época. Felizmente para ele, houve uma oportunidade em Northampton, Massachusetts. O juiz Charles E. Forbes deixou uma quantidade considerável de dinheiro para investir numa biblioteca.  Essa chance de Cutter foi de instaurar as suas ideias a partir do zero. Ele desenvolveu um sistema de catalogação chamado o sistema de classificação expansiva. Infelizmente, ele morreu em 1903 antes que pudesse terminar. Em virtude disto Era para ter sete níveis de classificação, cada um com maior especificidade ou seja, CADA UM COM especificidade Maior. Assim, pequenas bibliotecas que não gostava de ter de lidar com números de classificação desnecessariamente longa poderia usar níveis mais baixos e ainda ser específica o suficiente para seu propósito. Assim as bibliotecas de maior porte poderiam usar as tabelas mais específicas, uma vez que precisava ser mais sedimentada para manter disciplinas separadas. 

Na Forbes, Cutter criou o departamento de arte e música e incentivou as crianças de escolas próximas para expor sua arte. Ele também estabeleceu bibliotecas de ponta e instituiu um sistema de biblioteca itinerante muito parecido com o "bookmobile" (biblioteca móvel). Hoje, Charles Ammi Cutter iria se surpreender ao ver seu retrato pendurado sobre a mesa dos bibliotecários de referência "na Biblioteca Forbes em Northampton (USA). 

Mais informações: http://pt.calameo.com/read/00015060769d9ee5e967d

0 comentários:

Postar um comentário