A 'Biblioteca de Babel', de Jorge Luis Borges, virou um projeto digital!

quinta-feira, 9 de julho de 2015
Uma biblioteca que contenha todas as combinações de letras, palavras e frases - até as que não fazem sentido.

Imagine uma biblioteca gigantesca que possua todos os documentos escritos da humanidade - até alguns que não foram escritos, combinações de letras e palavras que não fazem sentido algum, por exemplo. Essa é a "Biblioteca de Babel", descrita por Jorge Luis Borges em um conto publicado em 1941. E que virou um projeto online.

De acordo com o criador do projeto, o programador John Basile, "A biblioteca é um lugar para qualquer um com curiosidade ou senso de humor refletir na estranheza da existência. Resumindo, é como qualquer outra biblioteca". 

O site possui todas as combinações possíveis de símbolos, incluindo letras, espaços e pontuação. Ou seja, tudo o que poderia ser escrito, incluindo grandes obras da literatura e erros de digitação.
um dos níveis da biblioteca (Foto: reprodução)

Mas como isso poderia funcionar? Existem 29 caracteres possíveis na base de dados (26 letras, espaço, ponto e vírgula) - cada um é jogado de forma aleatória em 3200 espaços em uma página. Um algoritmo gera automaticamente mais combinações à medida em que você 'lê' ou navega pelas estantes da biblioteca. 

Testamos a navegação simples e o resultado foi esse:
trecho da biblioteca (Foto: reprodução)

Também dá para buscarmos frases específicas dentre as combinações. Olha só:
galileu dahora \o/ (Foto: reprodução)

Então é possível ler todos os livros da humanidade dentro desse site? Sim, em teoria. Mas a prática apresenta dois grandes problemas. O primeiro é que são enormes as chances de você ler combinações que não fazem sentido. Achar uma palavra real no meio da bagunça toda já é um grande feito.

E o segundo é o tempo. O Sol explodiria antes de você terminar de ler tudo - o que significa que você demoraria ~só uns 6 bilhões de anos. 

Fonte: Galileu

0 comentários:

Postar um comentário