O ENCONTRO LATINO AMERICANO DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E MUSEÓLOGOS (EBAM)

domingo, 25 de agosto de 2013
   
 O ENCONTRO LATINO AMERICANO DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E MUSEÓLOGOS (EBAM) foi fundado em setembro de 2009, conjuntamente pela Biblioteca e Arquivo Histórico do Honorável Congresso Nacional (atual Assembléia Legislativa Plurinacional) da Bolívia e pelo Grupo de Estudos Sociais em Biblioteconomia e Documentação - GESBI - (Argentina). O II EBAM, ocorreu durante os dias 9 ao 11 de setembro de 2010, em Lima (Peru), e o III EBAM ocorreu durante os dias 14 a 16 de setembro 2011, em La Paz (Bolívia).

   O V EBAM a ser realizado em São Luís do Maranhão no Brasil, pretende continuar a reforçar a consciência social sobre aspectos relacionados ao bem-estar social do povo que necessitam de informação e de leitura, resgatando seus valores culturais a cada dia, reforçando a sua história e a fundação das novas gerações. Bibliotecários, arquivistas e museólogos devem trabalhar - hoje, amanhã e sempre - para construir projetos integrados com propostas alternativas que busque de forma eqüitativa, inclusiva e solidária soluções para os problemas das bibliotecas dos museus e arquivos, transformando esses espaços em verdadeiros centros de informação a serviço da construção de sociedades democráticas. É necessário que cada país desenvolva políticas claras e específicas sobre os três aspectos que tornam o estado de bem-estar uma realidade para todos, indistintamente, por esta razão o investimento em políticas de Educação, Trabalho, Saúde, Geração de renda, assim como políticas culturais deve ser um horizonte a ser perseguido por todos os cidadãos e cidadãs. Bibliotecários, arquivistas e museólogos devem ser parte deste projeto tendo a clareza que a informação é a base de conhecimento e qualquer projeto de transformação. 
    Para tanto esses profissionais devem se engajar em projetos que busque integrar as três áreas e que vise a formação de novas mentalidades e que este projetos contemple a sociedade em todas as dimensões contribuindo para a formação de uma sociedade capaz de construir uma visão crítica, e assim ter liberdade de produzir inovações e interferir nos destinos de cada nação.

0 comentários:

Postar um comentário