Acredito que a maioria dos estudantes de biblioteconomia sentem durante o curso a necessidade de aplicar toda a teoria que é colocada em sala de aula. A prática muitas vezes é bem diferente da teoria e seria ideal que os estudantes se familiarizem desde cedo com os ambientes, as técnicas biblioteconômicas e a profissão. Esta prática pode ser adquirida através de estágios, se estes forem satisfatórios, mas também através de Empresas Juniores que são ambientes riquíssimos de formação profissional.
Estas empresas criadas no seio das universidades possibilitando aos estudantes experiência para atuar no mercado de trabalho. Deve ser um espaço de criação, onde se aprende atividades técnicas, administrativas, desenvolvimento de projetos e muito mais! A Empresa Junior visa preparar o aluno para o futuro. E deve funcionar como uma empresa real com diretoria, regimento, estatuto, enfim, do que é necessário. É formada por estudantes e professores que orientam os alunos no desenvolvimento das atividades. A Empresa Junior legalmente não visa lucros embora possam existir cobranças pelos serviços que devem ser aplicadas na própria empresa.
Elas funcionam como consultorias desenvolvendo atividades como: normalização e editoração de trabalhos; elaboração de guias, catálogos, bibliografia; levantamento bibliográfico; implantação de Unidades de Informação, de sistemas; digitalização de acervo; catalogação de livros; elaboração de ficha catalográfica; consultoria para o desenvolvimento de coleções; entre outros.
São objetivos de uma Empresa Junior:
• Oferecer aos alunos de graduação a aplicação prática dos conhecimentos teóricos
• Proporcionar interação entre os alunos de graduação em Biblioteconomia
• Criar espírito empreendedor;
• Integrar a universidade e sociedade
A empresa deve funcionar como uma extensão universitária, retirando os alunos da sala de aula para a prática profissional.
A biblioteconomia ainda é muito carente de iniciativas como essas que são de grande importância para a formação de bons profissionais. A biblioteca não é o nosso único ambiente de trabalho; pois precisamos conviver desde cedo com as diferentes atividades profissionais e assim sair da universidade preparados para “a vida lá fora”.
Alguns sites de Empresas Junior na área de biblioteconomia:
BIBLIO-JÚNIOR - http://www.bibliojunior.ufsc.br/site/
AGIR CONSULTORIA JR - http://agir.cariri.ufc.br/
EMPRESA JÚNIOR DE BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UFSCAR - http://www.dci.ufscar.br/empresa-jr
REFERÊNCIA
SILVA, Fabiano Couto Corrêa da. Empresa júnior. In: Bibliotecários Especialistas: guia de especialidades e recursos informacionais. Brasília: Thesaurus, 2005. p. 153-160.
Ana Paula Lopes
2 comentários:
Bem interessante!
A implementação de tal projeto nas universidades, seria sair do "arroz com feijão" da vida acadêmia. Muito boa essa iniciativa. Mas quando se trata de pensar em UESPI, tudo fica distante e utópico, infelizmente. kk
Infelizmente você esta certo Jr. Eu fico imaginando na contribuição da Empresa Júnior na formação do bacharel. Admito, é um sonho se tratando de UESPI.
Postar um comentário