O QUE REALMENTE FAZ O BIBLIOTECÁRIO? PARTE 1

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
 books

Resposta: várias coisas. Mas acho importante comunicar e especificar algumas delas. 

1 – Bibliotecário(a) faz aquisições de Livros...

       Os coordenadores de cursos passam uma lista com a relação de livros a serem utilizados durante o período vigente. Pois bem, o Bibliotecário(a) é o responsável por selecionar, escolher  uma Editora e negociar os preços dos livros.



2 – Bibliotecário(a) facilita acesso a Informação...

       Pra você que é estudante universitário, imagine que se o Livro não tivesse no canto inferior esquerdo aquela etiquetazinha com sequências de números?  Pior, se na instante não tivesse sinalizado nada? Nem um nomezinho sequer? Você provavelmente circularia todo o acervo até achar o que queria. Com certeza acharia, mas levaria MUITO tempo até encontrar.  O Bibliotecário(a) identifica e endereça o Livro. Vou explicar melhor:

Entrevista fictícia:

Pergunta 1:

  Leigo: Por que na etiqueta que fica no canto inferior esquerdo do livro tem aquela seqüência de números?

 Bibliotecário(a): Números são infinitos e letras não(Temos apenas 26). Como muitos documentos são produzidos anualmente iria chegar um momento que não daria mais para torná-los únicos. Existem muitos documentos com mesmo título, mas conteúdo diferente. O usuário que muitas vezes não tem muito tempo pega o livro se baseando no título da capa. Quando chega em casa percebe que pegou o livro errado. Por isso usamos números para identificar a obra.

Ao longo da história muitos estudiosos queriam representar todo o conhecimento do mundo em números, deles o que mais se destacou foi Melvin Dewey. Ele dividiu o conhecimento em 10 Classes:

000 – Generalidades
100 – Filosofia
200 – Religião
300 – Ciências Sociais
400 – Línguas
500 – Ciências Naturais
600 – Ciências Aplicadas
700 – Artes
800 – Literatura
900 – Geografia e História.
   
Nos baseamos na Classificação Decimal de Dewey(CDD), uma espécie de manual, para atribuirmos os números às áreas do conhecimento.

Exemplo: Todo assunto referente a Medicina e a Saúde recebe a numeração 610 a 619, assim lá no acervo vai ter algum sinalizador mostrando onde ficam as instantes com essas numerações.  Você procura o assunto que quer no sistema da Biblioteca e como reposta recebe os títulos e suas respectivas numerações. O próximo passo é ir até a instante exata onde fica o livro. Tudo isso resulta em ganho de tempo.


CONTINUA...

Walter Luis de Sousa Santos
Estudante de Biblioteconomia 6º Bloco
wlsssantos@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário