Resposta: várias coisas. Mas acho importante comunicar e especificar algumas delas.
1 – Bibliotecário(a) faz aquisições de Livros...
Os coordenadores de cursos passam uma lista com a relação de livros a serem utilizados durante o período vigente. Pois bem, o Bibliotecário(a) é o responsável por selecionar, escolher uma Editora e negociar os preços dos livros.
2 – Bibliotecário(a) facilita acesso a Informação...
Pra você que é estudante universitário, imagine que se o Livro não tivesse no canto inferior esquerdo aquela etiquetazinha com sequências de números? Pior, se na instante não tivesse sinalizado nada? Nem um nomezinho sequer? Você provavelmente circularia todo o acervo até achar o que queria. Com certeza acharia, mas levaria MUITO tempo até encontrar. O Bibliotecário(a) identifica e endereça o Livro. Vou explicar melhor:
Entrevista fictícia:
Pergunta 1:
Leigo: Por que na etiqueta que fica no canto inferior esquerdo do livro tem aquela seqüência de números?
Bibliotecário(a): Números são infinitos e letras não(Temos apenas 26). Como muitos documentos são produzidos anualmente iria chegar um momento que não daria mais para torná-los únicos. Existem muitos documentos com mesmo título, mas conteúdo diferente. O usuário que muitas vezes não tem muito tempo pega o livro se baseando no título da capa. Quando chega em casa percebe que pegou o livro errado. Por isso usamos números para identificar a obra.
Ao longo da história muitos estudiosos queriam representar todo o conhecimento do mundo em números, deles o que mais se destacou foi Melvin Dewey. Ele dividiu o conhecimento em 10 Classes:
000 – Generalidades
100 – Filosofia
200 – Religião
300 – Ciências Sociais
400 – Línguas
500 – Ciências Naturais
600 – Ciências Aplicadas
700 – Artes
800 – Literatura
900 – Geografia e História.
Nos baseamos na Classificação Decimal de Dewey(CDD), uma espécie de manual, para atribuirmos os números às áreas do conhecimento.
Exemplo: Todo assunto referente a Medicina e a Saúde recebe a numeração 610 a 619, assim lá no acervo vai ter algum sinalizador mostrando onde ficam as instantes com essas numerações. Você procura o assunto que quer no sistema da Biblioteca e como reposta recebe os títulos e suas respectivas numerações. O próximo passo é ir até a instante exata onde fica o livro. Tudo isso resulta em ganho de tempo.
CONTINUA...
Walter Luis de Sousa Santos
Estudante de Biblioteconomia 6º Bloco
wlsssantos@gmail.com
0 comentários:
Postar um comentário