Operadores Lógicos Booleanos

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Você pode usar Operadores Booleanos para restringir sua pesquisa. Operadores Booleanos são palavras que informam ao sistema de busca como combinar os termos de sua pesquisa. São eles: AND, OR e NOT e significam, respectivamente, E, OU e NÃO e devem sempre serem digitados em letras maiúsculas para diferenciá-los dos termos pesquisados. Eles podem ser usados entre qualquer termo que está sendo pesquisado.

O operador booleano AND funciona como a palavra "e", fornecendo a intercessão, ou seja, mostra apenas artigos que contenham todas as palavras chaves digitadas, restringindo a amplitude da pesquisa. Ex: Leishmaniasis AND Diagnosis.

O operador NOT inclui o primeiro termo e exclui o segundo termo da pesquisa. Ex: Leishmaniasis NOT Animal. Serão mostrados artigos que contenham o termo "Leishmaniasis" e que não contenham o termo "Animal".


O operador OR funciona como a palavra "ou", mostrando a união dos conjuntos, ou seja, a base de dados fornece a lista dos artigos que contenham pelo menos uma das palavras, ampliando o resultado da pesquisa. Ex: Leishmaniasis OR Toxoplasmosis.

Ao utilizar uma combinação destes operadores atente para o fato de que a interpretação do sistema é da esquerda para a direita. Por exemplo: Treatment OR Diagnosis AND Leishmaniasis. Assim, nesta ordem, serão mostrados textos sobre Leishmanioses, tanto na abordagem do tratamento ou diagnóstico, o resultado terá 5.861 artigos. Se for escrito: Leishmaniasis AND Treatment OR Diagnosis, o resultado será diferente, mostrando 4.239.775 artigos. Para evitar este problema utilize os termos entre parêntesis. Ex: Leishmaniasis AND (Treatment OR Diagnosis). Serão mostrados 5.861 artigos novamente.


OPERADORES DE TRUNCAGEM - * (Asterisco)

O * (asterisco) no final de uma palavra serve como substituto para qualquer letra. Por exemplo: neuro* localiza os termos neurological, neuron, neuroimmunology, etc...

OPERADORES DE PROXIMIDADE - aspas (“”) e NEAR

As aspas (“”) são utilizadas para limitar a busca apenas aos termos que estiverem adjacentes no texto. Ex.: “Neurological Disorders” mostrará apenas os resultados que contiverem essas duas palavras juntas sem nenhuma outra palavra entre elas.

O operador NEAR recupera os registros onde os termos possam estar separados por até duas palavras. Ex.: Neurological NEAR Disorders.

Fonte: asclepios.

1 comentários:

@Ribeiro_Tati disse...

Eu utilizo mais o AND e as "" (aspas).

Postar um comentário