Biblioteca Agnelo Pereira é referência para estudos jurídicos

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
   A Justiça Federal do Piauí mantém, em sua sede e aberta ao público, a Biblioteca Agnelo Pereira, com acervo de mais de quatro mil livros e periódicos da área jurídica, com o intuito de promover o acesso à informação jurídica contribuindo para garantia do exercício do Direito a toda a sociedade. A Biblioteca Agnelo Pereira funciona no horário de 9h às 17h no Edifício-sede da Justiça Federal, av. Miguel Rosa, nº 7315 - Bairro Redenção.

   O acervo da Biblioteca Agnelo Pereira é especializado na área da ciência jurídica e áreas afins, tendo suas publicações atualizadas de acordo com as normas da Associação Brasileiras de Normas Tecnicas – ABNT. As obras estão divididas em áreas de referências, doutrinas, periódicos, legislação, matérias especiais e periódicos piauienses.

      Composto por 4.077 livros e 166 títulos periódicos, o acervo serviço de referência também inclui o atendimento a pesquisas a áreas referentes a doutrina, buscas on-line de normas (leis, decretos, portarias) e consultas em Banco de Dados, Diários Oficiais da União, Diário da Justiça on-line, Sistemas de Informação do Congresso Nacional e bibliotecas virtuais.
   A biblioteca da Seção Judiciária Federal do Piauí destina seu espaço ao público de magistrados, servidores, estagiários e demais interessados no estudo das ciências jurídicas. O material bibliográfico pode ser consultado por todos os estudiosos da área de Direito, entretanto, o empréstimo só poderá ser efetuado, no prazo máximo de 15 dias, a servidores do foro judicial.

Informatização

   A fim de um maior intercâmbio entre os sistemas judiciários, a Biblioteca Agnelo Pereira utiliza um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas, com software que possibilita o trabalho em rede com todas as bibliotecas do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O serviço permite ao usuário acessar o acervo em qualquer biblioteca que faça parte do TRF1.

Implantação

   A iniciativa de criar um espaço relevante aos magistrados da Seção Judiciária Federal do Piauí, bem como aos seus servidores, foi do então juiz federal diretor do Foro, Hércules Quasímodo da Mota Dias, que no dia 20 de março de 1982 implantou a Biblioteca Agnelo Pereira, uma homenagem póstuma ao magistrado juiz federal Agnelo Pereira, que enriqueceu o repertório de sentenças da Justiça Federal em inúmeras produções de elevado padrão jurídico e sempre se preocupou com a atualização do acervo.

Fonte: 180graus


0 comentários:

Postar um comentário