Geralmente relacionamos planejamento com a organização e funcionamento de grandes empresas, porém planejar é etapa fundamental em qualquer negócio e até mesmo na vida e as bibliotecas não estão livres disto. Mas segundo Almeida (2005) em muitas bibliotecas esta atividade não é exercida por que muitos bibliotecários alegam não ter tempo para planejar. É preciso considerar que é mais compensador “gastar” tempo para planejar do que mais a frente perder ainda mais tempo e dinheiro com problemas e soluções improvisadas. O planejamento em bibliotecas é primordial para seu sucesso, pois permite prever, organizar e traçar um futuro, reduzindo as possibilidades de erro e fazendo com que o tempo trabalhe a favor das ações planejadas. E como planejar em bibliotecas e centros de informação? O primeiro passo do bibliotecário é conscientizar-se dos objetivos da biblioteca, da instituição a que é submetida e principalmente da comunidade a que irá atender. É preciso saber aonde se quer chegar! Esta é a fase de diagnóstico onde serão levantadas e avaliadas todas as informações necessárias a implantação ou transformação da unidade de informação.
O ideal seria planejar o funcionamento da biblioteca antes mesmo de sua implantação, mas isto na maioria das vezes não é possível, sendo necessário planejá-la no curso de sua atuação.
O ideal seria planejar o funcionamento da biblioteca antes mesmo de sua implantação, mas isto na maioria das vezes não é possível, sendo necessário planejá-la no curso de sua atuação.
O planejamento consiste em traçar objetivos, identificar problemas e buscar soluções para os mesmos. Para isto é indispensável avaliar a situação atual da biblioteca, diagnosticando quem são seus usuários reais e potenciais, sua freqüência à biblioteca, sua satisfação com os serviços prestados, condições do espaço físico e acervo, de pessoal para atendimento, recursos financeiros, entre outros fatores, identificando falhas e necessidades.
Assim é possível avaliar onde se pode melhorar e se existem condições favoráveis à mudança. É importante a elaboração de relatórios que possam mensurar os dados obtidos e servir como base à construção do plano que será o detalhamento de todas as ações a serem empregadas, será o roteiro a seguir em busca das mudanças, dos objetivos traçados no planejamento. Almeida (2005, p.3) expressa em algumas passagens as vantagens do planejamento:
“O planejamento faz acontecer, torna possível a ocorrência de eventos que ,caso contrário, não aconteceriam. É um compromisso com a mudança, pois a viabiliza e controla”.
“O planejamento reduz riscos ao mesmo tempo em que tira proveito das oportunidades”
“Não deixa o futuro ao acaso”
Ana Paula Lopes
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2.ed. rev. ampl. BrasÍlia-DF: Briquet de Lemos, 2005.
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